NIFA (Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica) 
 
 
 

O Núcleo de Inovação e Formação Acadêmica foi criado em 2016 e é formado por professores  que participaram da formação em metodologias ativas do Consórcio STHEM Brasil (UNISAL – Lorena).  Estes professores foram designados para serem os multiplicadores das práticas de metodologias ativas, entre outras funções inerentes á capacitação de professores.

Tem como objetivo a formação permanente dos docentes, oferecendo apoio didático-pedagógico  e momentos de formação continuada em metodologias e tecnologia ativas. O foco é discutir e trabalhar o conhecimento e a aplicação de novas metodologias, bem como o compartilhamento dos resultados alcançados.

Os cursos oferecidos pelo núcleo possibilitam a integração dos diversos cursos do UniToledo de modo a criar mecanismos para promover subsídios de análise, reflexão e (re) construção do processo de formação de professores e contínua melhora na qualidade da educação.

O NIFA funciona no laboratório de Inovação Acadêmica, que é um ambiente propício para compartilhamento, debate, troca de experiências entre alunos e professores. O espaço se desvincula totalmente do modelo padrão de sala de aula, com mobiliário e recursos audiovisuais que possibilitam o desenvolvimento de atividades acadêmicas muito mais dinâmicas, facilitando a compreensão dos conteúdos.