Colégio Toledo tem três alunos entre as quatro melhores colocações do processo seletivo para estágio no Tribunal de Justiça

Rafaela Tavares

Três entre os quatro melhores colocados no processo seletivo para estágio no Tribunal de Justiça de Araçatuba são alunos do Colégio Toledo. Ao todo, oito estudantes da instituição foram selecionados por terem alcançado uma das 30 melhores notas e iniciarão o trabalho em fevereiro do próximo ano, conta o coordenador do Colégio Toledo, Thiago Zambom. Fora eles, mais 13 alunos acertaram acima de 50% da prova e foram aprovados, embora não tenham sido classificados para atuar diretamente no estágio do Tribunal.

Ao todo, as provas realizadas em 24 de outubro tiveram mais de 200 candidatos. Esse é o primeiro ano em que os alunos do Colégio Toledo participam do processo seletivo, conforme Zambom. Ele avalia que o resultado tão positivo e o alto índice de aprovação são os primeiros resultados das transformações pelas quais o Colégio está passando, com investimento em educação de qualidade, inovação, além da capacidade dos professores. “Isso mostra que o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Colégio Toledo é um trabalho muito empenhado, de muita qualidade, de muito respeito ao aluno. Nós acreditamos que nós podemos mudar o mundo desses alunos por meio da educação”, afirma.

EXPERIÊNCIAS
O coordenador acredita que ter acesso ao dia a dia da área do Direito e vivenciar o funcionamento do fórum são experiências que ajudarão os estagiários classificados a desenvolverem mais responsabilidades também.

Para a aluna do 2º ano do ensino médio, Isabella Caroline dos Santos Gomes, classificada como primeira colocada no processo seletivo, o aprendizado que absorveu no Colégio Toledo no decorrer do ano ajudou na hora de fazer a prova. “A maioria das coisas que caíram, a gente já estava estudando. Apesar disso, eu não estava tão esperançosa, mas no final das contas deu tudo certo.”

A aluna do 2º ano Julia Rodrigues Morbi, 4ª colocada no ranking geral da classificação, conta que se interessou pelo estágio por desejar se graduar em Direito. “Como já decidi o que quero, espero que consiga pegar rápido o ritmo para chegar à faculdade com conhecimento aprofundado no assunto.”

Por sua vez, a aluna do 2º ano Júlia Hasla Bouguson Silva, 17ª colocada no processo seletivo, resolveu prestar a prova para participar do estágio por incentivo da mãe. “Espero criar responsabilidade, principalmente com a parte financeira.”

Para o aluno do 2º ano Matheus Hiroshi Kussaba Pereira, 14º colocado, o estágio remunerado o atraiu por ser uma oportunidade de continuar trabalhando – atualmente ele trabalha com uma tia, porém esse emprego terminará em 2018. “Não estava com muita expectativa, pois achava que se eu errasse uma questão, ficaria atrás de muita gente. Não esperava o resultado. Foi uma boa surpresa”.

ACOMPANHAMENTO
Segundo Zambom, a equipe do Colégio Toledo acompanhará de perto o desempenho dos alunos classificados, orientando-os, se necessário, para que eles possam conciliar as atividades no estágio com os estudos, já que em 2019 estarão no 3º ano do ensino médio e prestarão vestibulares para ingressar no ensino superior.