Eternamente Moços 
 
 
 

Programa de Promoção da Saúde do Idoso

O Laboratório de Pesquisa e Avaliação Física do UniToledo promove atendimento aos beneficiários do Plano de Saúde com idade igual ou superior a 60 anos, em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed de Araçatuba. O público alvo inclui pessoas de ambos os sexos, portadores de condições crônicas monitoráveis de acordo com as linhas de cuidado previamente estabelecidas, com condições para o autocuidado. O projeto envolve ainda a participação da Clínica de Fisioterapia, Laboratório de Análises Clínicas e Clínica de Nutrição.

O Programa de Promoção da Saúde do Idoso é coordenado pelos professores Wagner Garcez de Mello, Rodrigo Detone Gonçalves e Thiago Barbosa Zambom. O serviço realizado de segunda a terça e de quinta a sexta-feira, das 7h às 9h e das 16h às 18h, no Laboratório de Pesquisa e Avaliação Física, localizado no Campus de Educação Física, na Rua Francisco Braga, 414, Vila Bandeirantes, em Araçatuba.

Sob a supervisão de professores, estagiários treinam cerca de vinte idosos por turma, sendo atendidas cinco turmas por dia. O treino consiste na realização de exercícios físicos concorrentes, ou seja, exercícios de força e aeróbios com duração de 30 minutos cada. Para integrar o projeto, é necessário que o aluno passe por processo seletivo.

O objetivo do programa é proporcionar vivência prática aos acadêmicos ao mesmo tempo em que promove a saúde do idoso. O serviço existe há mais de um ano.