Laboratório de Análises Clínicas 
 
 
 

O Laboratório de Análises Clínicas realiza exames laboratoriais com atendimento gratuito à população. O projeto visa proporcionar a prática profissional aos acadêmicos de Biomedicina por meio do estágio supervisionado, e, ao mesmo tempo, promover o bem-estar social.

O laboratório está ativo desde 2016, quando foram iniciados os atendimentos voluntários. Em 2017, o espaço foi credenciado junto ao CRBM (Conselho Regional de Biomedicina) e a Vigilância Sanitária.

A equipe é formada por acadêmicos a partir do quinto semestre de Biomedicina. A seleção é feita por meio de ofício redigido pelo responsável técnico e enviado à coordenação, indicando os alunos aptos para a realização das atividades.

Sob a supervisão do biomédico Matheus Janeck Araujo, estagiários de biomedicina participam do desenvolvimento das rotinas práticas nos setores de coleta e triagem de material biológico, esterilização, parasitologia, microbiologia, hematologia, bioquímica, imunologia e urinálise.

Os exames mais frequentes são: Ácido úrico, Ureia, VDRL (Sífilis), Creatina, Proteínas Totais, Hemograma Completo, Albumina, ALT, Glicose, AST, Colesterol Frações, GGT, Triglicérides e Colesterol Total. Em média são atendidos 600 pacientes e realizados 9.000 exames, por ano.
O serviço é gratuito e aberto ao público, sendo necessário apenas o agendamento do exame pelo telefone (18) 3636-7081.

O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 14h às 18h. O laboratório está situado no Prédio 2 do Centro Universitário Toledo, localizado na Rua Antônio Afonso de Toledo, 595, Jardim Sumaré, em Araçatuba.