#Notícias Unitoledo
 
 

15ª edição do Fórum Jurídico UniToledo começa com palestras sobre a questão da mulher e igualdade de gênero

Por Rafaela Tavares

A 15ª edição do Fórum Jurídico UniToledo teve início na manhã desta segunda-feira (27). O maior evento jurídico do interior paulista foi aberto com cinco palestras ministradas por professoras do Centro Universitário com a temática voltada para a questão da mulher e igualdade de gênero em âmbitos como o Judiciário, as políticas criminais e a gestão criminal.

Ao todo, serão 18 palestras específicas para o público da área de Direito ministradas no Centro de Eventos Avenida. Fora elas, haverá quatro palestras abertas aos participantes de todos os cursos das Semanas Acadêmicas realizadas no Ginásio de Esportes Plácido Rocha. O evento segue até o próximo dia 4.

Camila Paula de Barros Gomes abordou a “A Participação Feminina no Judiciário”, Roseli Imbernon do Nascimento falou sobre “O Discurso de Mulheres Poderosas”, Flávia Ferreira Lombardi palestrou sobre “O Papel da Mulher na Gestão Empresarial”, Angela Inês Liberatti tratou de “As Mulheres na História do Brasil, e Leilane Emoto trouxe informações sobre “As Políticas Criminais Voltadas para a Mulher”.

A professora Emanuele Seiscente, que ministraria a palestra “Assédio, Sexismo e Desigualdade de Gênero no Ambiente de Trabalho”, não pode estar presente no evento por questões de saúde.

REFLEXÃO
Segundo o coordenador do curso de Direito do UniToledo, Renato Freitas, os assuntos abordados no Fórum foram selecionados para que os estudantes tenham contato com temas cuja reflexão tenha sido menor em sala de aula. Ele considera essencial que os alunos compareçam ao evento. “Aqui a gente tem condição de ampliar os horizontes”, afirma.

A organização também procura a maior diversificação possível de temas e visões ao selecionar os nomes de renome nacional para compor a programação. Verifique aqui a lista completa de palestrantes.

Freitas percebe que o Fórum, atualmente na 15ª edição, cresce a cada ano, a ponto de a organização do evento levar meses. “Ele é um filho que está na adolescência. Nesse ano tem um diferencial que é o fato de o Fórum durar uma semana e dois dias. A perspectiva é sempre que a fase que se inicia seja mais atraente que as anteriores.” As inscrições para as palestras do Fórum Jurídico, realizadas no Centro de Eventos Avenida, ainda podem ser feitas na hora do evento.

SEMANAS ACADÊMICAS
Paralelamente ao Fórum Jurídico acontecem as Semanas Acadêmicas UniToledo. A lista de atividades realizadas no ginásio para alunos e ex-estudantes de todas as graduações, pós e Colégio se iniciará com bate-papo com o historiador e professor Leandro Karnal. Ele ministrará a palestra “Sociedades Inteligentes” na segunda-feira (27), às 20h. Na terça-feira (28), o ginásio receberá o filósofo e escritor Luiz Fernando Pondé que falará ao público sobre o tema “O Futuro da Sociedade”, a partir das 20h.

O penúltimo dia das Semanas Acadêmicas UniToledo será com o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers com a palestra “Inovação: Uma Espiada no Futuro”. Com histórico como apresentador de programas televisivos, comentarista e educador, Marcelo Tas ministrará a palestra de encerramento “Inovação: A Criatividade na Era Digital”, às 19h30, do dia 4.

As inscrições para as palestras dos dias 27, 28, 3 e 4 já foram encerradas e os convites necessários para a entrada no evento foram enviados ao e-mail dos inscritos. Alunos de Graduação, Pós e Colégio deverão apresentar uma versão impressa do convite recebido por e-mail e o RG para entrada no evento. Já os ex-alunos precisarão do convite e do Cartão Alumni UT, que poderá ser adquirido gratuitamente neste mês pelo Portal Alumni UniToledo. A retirada deve ser feita no Atendimento Central da instituição dois dias após o cadastro.

Notícias Relacionadas