#Notícias Unitoledo
 
 

6º E 8º SEMESTRES DO CURSO DE CIÊNCIA CONTÁBEIS DO UNITOLEDO PARTICIPAM DE PALESTRA COM AUDITOR DA RECEITA FEDERAL

 

Os alunos dos 6º e 8º semestres do curso de Ciências Contábeis do UniToledo participaram de palestra ministrada pelo auditor da Receita Federal Mauro José da Silva. O evento fez parte do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) e integrou a disciplina de Laboratório Contábil, ministrada pela docente Simone Câmara Chaves.

A atividade abordou o MEI (Microempreendedor Individual) também em estudo no NAF. “O objetivo foi promover maior integração entre a Receita Federal do Brasil, a Instituição de Ensino, alunos e sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a qualificação dos futuros profissionais contábeis e a prestação de serviços fiscais aos contribuintes de baixa renda com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolviAuditor da Receita Federal Mauro José da Silva trouxe aos acadêmicos conhecimentos sobre Microempreendedor Individualmento da moral tributária e cidadania, além de fazer com que os alunos estejam aptos a atender a população e orientá-los em relação ao MEI”, explica a professora Simone.

De forma clara, de fácil entendimento e objetiva, a palestra trouxe aos acadêmicos conhecimentos sobre a área de trabalho, esclarecendo dúvidas sobre o ramo empresarial, como o que pode ou não ser feito no dia 19 de setembro.

Segundo a aluna Luana dos Santos Garcia, do 8º semestre do curso de Ciências Contábeis, a oportunidade de participar de atividades como esta é o fato de ser possível absorver ainda mais conhecimento. “É uma área que a cresce a cada dia. Hoje, a quantidade de microempreendedores individuais é grande. Muitos deles não têm noção de quais os direitos e obrigações que têm na prática dessa área. Até mesmo as vantagens e desvantagens de ser um microempreendedor individual”, relata a aluna.

A palestra respondeu às seguintes perguntas: “Quais são as condições para que essas pessoas possam se formalizar como MEI?”, “Quais atividades (serviços) se enquadram na classificação de MEI e quem não pode se inscrever?”, “Quais os benefícios em se formalizar como MEI?”, “Quais são os benefícios previdenciários e suas carências?”, “Como se inscrever e se formalizar como MEI?”, “Quais obrigações Fiscais?”, “Como exercer atividade com segurança?” e “Como ter acesso a linhas de crédito?”.

Notícias Relacionadas