#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos de Administração e Ciências Contábeis desenvolvem projeto de ação social para o Lar Caminho de Nazaré

Por Gabriela Fagundes

Com o objetivo de promover alegria e bem-estar para crianças do Lar Caminho de Nazaré, instituição que abriga cerca de trinta crianças carentes, acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis e Administração estão desenvolvendo o projeto “Uma tarde de alegria”. A ação integra a disciplina “TBL (Team Based Learning): Construção e Apresentação de Projetos”, ministrada pelo professor Rodrigo Roberto Ferrareze, na qual os alunos aprendem a construir, desenvolver e apresentar projetos.

Segundo a acadêmica do 2º semestre de Ciências Contábeis e integrante do grupo, Juliana Ferres Brogin Crepaldi, a atividade será realizada no dia 1º de dezembro, às 14h. “No dia do evento, promoveremos brincadeiras como gincanas, cama elástica e brinquedos infláveis, assim como ofereceremos cachorro quente, refrigerante, pipoca e algodão doce para as crianças”, comenta.

A proposta encontra-se em fase de planejamento. Interessados podem contribuir com o grupo por meio de doações ou como voluntários, enviando um e-mail para a líder Karoline de Azevedo Ferreira, no endereço karol.azevedof@gmail.com. O projeto final será apresentado em sala de aula, no dia 3 de dezembro.

APRESENTAÇÃO
A ação social foi desenvolvida com base no PMBOK (Project Management Body of Knowledge), de autoria do instituto PMI (Project Management Institute), que consiste em um guia para o conjunto de conhecimentos de gerenciamento de projetos. “No início do semestre, o professor apresentou vários temas que poderiam gerar um projeto a ser apresentado. A possibilidade de uma ação social é uma delas, pois também é necessário planejar e estruturar uma ação social, como um projeto”, explica Juliana.

Segundo Ferrareze, os alunos terão que cumprir 10 etapas do PMBOK, que são: gerenciamento da integração, do escopo, do tempo, dos custos, da qualidade, dos recursos humanos, das comunicações, dos riscos, das aquisições e das partes interessadas (stakeholders).

GRUPOS
A turma de Administração e Ciências Contábeis é composta de 91 alunos, divididos em 14 grupos. Cada equipe decidiu trabalhar um tema específico, dentro dos assuntos propostos pelo professor como: acessibilidade urbana, alimentação saudável, recuperação de espaços públicos, sustentabilidade, tecnologia e ações sociais.

“Essas atividades são importantes, pois transformam as aulas expositivas em aulas dinâmicas, em que os alunos assumem o protagonismo e colocam em prática o que aprendem. Além disso, quando trabalham com temas atuais e importantes, eles desenvolvem senso de responsabilidade para formação cidadã”, afirma o docente.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas