#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos de bacharelado em Educação Física participam de projetos de extensão e adquirem habilidades práticas; conheça os diferenciais do curso

Por Gabriela Fagundes

A Educação Física é uma das áreas que mais cresce atualmente. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a saúde, buscando por academias e outros locais de treinamento, aumentando a demanda por profissionais desse ramo. A formação nessa área habilita o aluno na instrução de jovens, adultos e idosos, conduzindo treinamentos físicos de acordo com as necessidades de cada um.

Para o coordenador do curso de Educação Física do UniToledo, Rodrigo Detone Gonçalves, a instituição proporciona as oportunidades necessárias para que o acadêmico se destaque no mercado de trabalho. “O curso irá proporcionar aos alunos projetos e estágios de extensão, tudo aquilo que é necessário para que o acadêmico se torne um excelente profissional nesse mercado, uma das áreas que mais cresce em todo Brasil”, explica.

O acadêmico do 8º semestre Bruno Garuti, comenta que cursar Educação Física no UniToledo tem seus diferenciais. “Além do campus de Educação Física ser um dos mais completos da região, o curso proporciona aos alunos encontros com pessoas da área durante a semana acadêmica, além de ser a única faculdade a ter um estande dentro de uma das maiores feiras da cidade. Isso faz você pensar em fazer um curso após o outro, apenas para não sair do ambiente da instituição”.

ATIVIDADES DE EXTENSÃO
O curso concede bolsa de extensão universitária para que acadêmicos possam participar do projeto “Eternamente Moços”, programa de atenção à saúde do idoso, coordenado pelos professores Wagner Garcez de Mello, Rodrigo Detone Gonçalves e Thiago Barbosa Zambom, em parceria com o Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed de Araçatuba.

As atividades são desenvolvidas no Laboratório de Pesquisa e Avaliação Física do UniToledo, localizado no Campus de Educação Física, e são realizadas de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 12h30 e das 13h às 19h. Os acadêmicos do curso, com a supervisão de professores, treinam cerca de vinte idosos por turma, sendo atendidas cinco turmas. O treino consiste na realização de atividades físicas anaeróbicas e aeróbicas de 30 minutos cada.

A turma de Educação Física também participa do projeto “Bombeiro Mirim”, realizado aos sábados, e de atividades dinâmicas desenvolvidas dentro e fora das salas de aula, além de eventos esportivos promovidos na cidade. O curso ainda realiza a semana acadêmica, que traz profissionais renomados da área para palestrar na instituição.

CAMPUS
Os cursos de bacharelado e licenciatura contam com o campus de Educação Física, localizado na Rua Francisco Braga, 414, Vila Bandeirantes, em Araçatuba. No local, os acadêmicos tem acesso à Biblioteca de Educação Física, salas de aula, laboratórios, quadras poliesportivas e piscinas.

CURSO
Para quem pretende cursar Educação Física, é importante estar atento a algumas características desejadas para o profissional dessa área como: capacidade de liderança, dinamismo, criatividade e espírito competitivo. Depois de formado, o acadêmico poderá trabalhar como personal trainer, instruir equipes de treinamento esportivo, equipes multidisciplinares da área da saúde e atuar em academias, hotéis, acampamentos, entre outros.

Bruno finaliza comentando sobre os ensinamentos adquiridos com o curso. “Além de estudar o corpo humano, aprender a conhecer os limites de cada um, saber trabalhar com esses limites e saber lidar com pessoas, a Educação Física mostra que você é capaz de lidar com tudo aquilo que se propõe a fazer. O curso o desafia, mas prepara você para o desafio”.
O curso é disponibilizado pelo UniToledo no período noturno e na modalidade de bacharelado, com duração de 4 anos.

 

Edição: André Ferreira

Notícias Relacionadas