#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos de Engenharia Agronômica têm o primeiro contato com a Área Experimental de Ciências Agrárias

Por Gabriela Fagundes

Os alunos de Engenharia Agronômica tiveram o primeiro contato com a Área Experimental de Ciências Agrárias – UniToledo em 1º de setembro. A turma do 2º semestre participou da atividade que integra as disciplinas de “Botânica” e “Morfologia e Anatomia Vegetal” ministrada pelo docente José Carlos Pansonato Alves. Já o 4º semestre realizou a aula prática da disciplina de “Pedologia” ministrada pelo professor Márcio Fernando Gomes.

Denominada de “Identificação e Caracterização de Espécies Vegetais”, a atividade ministrada para o 2º semestre visava ensinar os acadêmicos a identificarem e analisarem as partes e características morfológicas fundamentais de diferentes grupos vegetais encontrados na Área Experimental. “O desenvolvimento desta atividade prática permite aos alunos uma complementação e melhor compreensão dos conceitos estudados teoricamente em sala”, explica Alves.

Já os alunos do 4º semestre puderam aprender sobre as características morfológicas de perfil do solo. A turma foi dividida em quatro grupos que foram distribuídos ao longo de trincheiras abertas na Área Experimental, possibilitando o contato com diversos tipos de solo. Como explica o professor Gomes, a morfologia do solo está associada ao estudo e descrição da sua aparência no ambiente natural, segundo características visíveis a olho nu ou perceptíveis.

Cada grupo realizou a descrição dos atributos morfológicos como: cor, textura, estrutura, consistência e transição dos horizontes, além da classificação do solo em primeiro nível categórico, segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Solos. “O levantamento de solos é uma importante ferramenta para o planejamento da ocupação racional das terras. Ele é essencial para o planejamento conservacionista de uso e ocupação do solo e pode indicar as terras de maior capacidade produtiva e de maior fragilidade ambiental”, acrescenta o professor.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas