#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição participam do 41º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte

Por Gabriela Fagundes

Dez acadêmicos de Educação Física, Fisioterapia e Nutrição participaram do 41º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte, em São Paulo, acompanhados pelos professores Wagner Garcez de Mello, Fábio Yoshikazu Kodama e Leonardo Cazelato. O evento é organizado pelo CELAFISCS (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul) e este ano trouxe o tema “Da reabilitação à excelência em um mundo em transição”. Esta edição do simpósio foi realizada entre os dias 4 e 6 de outubro. Durante o encontro, quatro acadêmicos puderam apresentar seus artigos aceitos no simpósio.

APRESENTAÇÕES
João Pedro Avanço Fortin, do 8º semestre de Fisioterapia, apresentou o trabalho “Efeitos agudos da auto liberação miofascial sobre a agilidade e força de membros inferiores em atletas de basquete masculino juvenil”, desenvolvido com o auxílio dos professores Kodama e Garcez. Segundo o acadêmico, foi a sua primeira apresentação em um evento externo, além de ser uma grande experiência participar do simpósio. “Pude aprender com as dicas da banca, e vou poder aprimorar este e outros trabalhos futuramente. Conquistei novos conhecimentos que levarei por toda minha carreira, assistindo palestras e cursos durante os três dias do simpósio”, comenta o discente.

“Avaliação do estado nutricional de idosos hipertensos praticantes de exercício físico” foi o tema da pesquisa apresentada por Bianca Batistella dos Santos, do 4º semestre de Nutrição, e Luize Francine Vargas Gravena, do mesmo curso. Apresentar o seminário, compartilhar o trabalho com outras pessoas interessadas no assunto, além de palestras enriquecedoras, foram momentos que marcaram a participação da aluna. “Este foi meu primeiro projeto desenvolvido na faculdade, no qual aprendi a fazer uma pesquisa científica, a qual é de extrema importância para um bom desenvolvimento acadêmico, e é um diferencial que abrirá portas em meu futuro profissional”, destaca a aluna.

Presley Alexsander Carvalho, do 8º semestre de Educação Física, participou pela segunda vez do simpósio. O aluno apresentou o projeto “Efeitos crônicos do treinamento concorrente sobre a pressão arterial de idosos hipertensos”, desenvolvido com o auxílio do professor Wagner Garcez de Mello. “O simpósio é de suma importância para minha formação acadêmica, por me proporcionar o espaço em apresentar uma pesquisa científica de alto padrão, além de poder dividir espaço e aprender com os demais pesquisadores durante os três dias de congresso”, explica.

EXPERIÊNCIA
Também do 8º semestre de Educação Física, o estudante Thiago Romero Schinke apresentou o artigo “Influência do treinamento resistido sobre os marcadores antropométricos de riscos de doenças cardiovasculares”. O aluno conta que participar do evento foi uma experiência interessante. “Eu pude observar diversos trabalhos, várias linhas de pesquisas diferentes na área da educação física, trabalhos bem relevantes com relação à prevenção e prescrição de treinamento”.

Além dos alunos, o professor do curso de Educação Física, Leonardo Cazelato, apresentou a pesquisa “Predição do desempenho em corrida de 5000 metros através do limiar anaeróbio estimado pela velocidade pico em teste incremental”. Outros alunos também participaram do simpósio como ouvintes: Luiz Antonio Marin, João Henrique Pereira Montanher, Milena Xavier de Oliveira, Ayumi Higa Ogawa de Aguiar e Bruno Guilherme Guanais Silva do curso de Educação Física.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas