#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos do 1º ano participam de estágio observatório na Clínica de Fisioterapia – UniToledo

Por Gabriela Fagundes

Com o objetivo de ter a vivência clínica desde o início da formação, acadêmicos do 1º ano de Fisioterapia participam de estágio observatório na Clínica de Fisioterapia do UniToledo. Iniciada em agosto, a atividade é realizada por aproximadamente 26 alunos que se revezam ao longo da semana, interagindo com pacientes e auxiliando as turmas do 8º e 10º semestres durante as sessões.

Segundo o coordenador do curso, Flávio Pulzatto, a oportunidade que o aluno tem de observar os acadêmicos do último ano atuando na clínica-escola possibilita conhecer e vivenciar a rotina de atendimento. “Observando a rotina clínica, o aluno pode correlacionar os conteúdos vistos em sala de aula com as situações práticas de atendimento, estimulando a construção do raciocínio clínico”, explica.

A aluna do primeiro ano Karen Ayumi Takahama comenta que está achando a experiência ótima e que isso possibilita o esclarecimento de dúvidas com relação à profissão escolhida, além de promover a interação entre estagiário-paciente. “Dá para ver nos olhos do paciente que eles gostam de ser bem tratados na clínica e que eles nos recebem muito bem”.

Leticia Milena Moreno de Almeida, do primeiro ano, também teve interesse em participar do estágio observatório, podendo adquirir grandes aprendizados com essa oportunidade. “Pegar firme nos estudos e me dedicar, amar o próximo e a profissão para que daqui uns anos seja eu no lugar deles (estagiários do último ano) e futuramente fisioterapeuta. Tudo que se coloca amor e carinho fica bem mais fácil”, enfatiza.

CLÍNICA DE FISIOTERAPIA
A Clínica de Fisioterapia promove atendimento gratuito à população de Araçatuba e região que precise de tratamento nas áreas de Ortopedia, Traumatologia, Reumatologia, Neurologia (Adulto e Infantil) e Fisioterapia Preventiva. Atualmente, a clínica conta com um total de 12 alunos, estagiários do 8º e 10º semestres, e 26 alunos do primeiro ano. Os estágios são supervisionados pelo coordenador Flávio Pulzatto e pelo professor Fábio Kodama.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas