#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos do último ano de Jornalismo produzem revista-laboratório para o meio digital

Por Gabriela Fagundes

No primeiro semestre de 2018, acadêmicos do último ano de Jornalismo produziram a 24ª edição da revista-laboratório Pretexto, com base nos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do curso. Agora, a edição foi lançada em formato digital no site do UniToledo. A atividade integra a disciplina de “Jornalismo de Revista” ministrada pelo professor Paulo Mantello. Atualmente, a turma está desenvolvendo a 25ª edição da revista.

Como explica o docente, o material é desenvolvido por meio da metodologia ativa PBL (Problem Based Learning). Os assuntos encontrados na revista são propostos pelos próprios alunos e, por meio da reunião de pauta, os acadêmicos têm a oportunidade de aperfeiçoar o direcionamento dos temas escolhidos. “Os alunos contribuem durante toda a produção e edição da revista Pretexto, desde a idealização, até a produção da matéria e a sua edição. Ou seja, eles vão a campo entrevistar as pessoas que irão constar nas matérias, depois escrevem e também fazem a edição”, explica Mantello.

REVISTA DIGITAL
Segundo Mantello, o público do meio digital cresce a cada dia e, por conta disso, é importante que as edições da revista se alinhem com os dias atuais, seguindo um dos preceitos do UniToledo, o de inovação. “Essa mudança permite uma maior facilidade de acesso, então a visibilidade será ainda maior. A tendência é de que nós aprimoremos as próximas edições e a maneira como se produz revistas nos dias de hoje”, afirma.

A edição de número 24 da revista Pretexto do primeiro semestre de 2018 pode ser conferida no link.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas