#Notícias Unitoledo
 
 

Agora é 5: UniToledo é avaliado com nota máxima pelo Ministério da Educação no recredenciamento institucional

Por Rafaela Tavares

O Centro Universitário Toledo de Araçatuba conquistou a nota máxima no recredenciamento institucional realizado MEC (Ministério da Educação). A avaliação confirma a competência das instituições em oferecer cursos de nível superior e reafirma a categoria na qual o estabelecimento se enquadra. A escala de notas varia de 1 a 5. O UniToledo conquistou o conceito institucional 5, não só mantendo a categoria de centro universitário como também alcançando o patamar das melhores instituições do país. A conquista foi divulgada na tarde desta terça-feira (11) para os professores e colaboradores do UniToledo.

Os avaliadores do MEC estiveram na instituição durante três dias, de 29 a 31 de agosto. Na visita, eles realizaram observações, fizeram entrevistas e analisaram documentos. De acordo com a pró-reitora acadêmica do UniToledo, Silvia Cristina de Souza, o Ministério leva em consideração critérios objetivos, testemunhais e documentais. Entre as áreas avaliadas estão o projeto pedagógico de curso, o plano de desenvolvimento institucional, a infraestrutura e as políticas institucionais. “É um conjunto de dimensões que passam desde a formação continuada de professores, o trabalho dos funcionários até a infraestrutura ou como o nosso aluno vê a instituição”, explica Silvia.

OBJETIVO
A pró-reitora conta que o UniToledo tinha o compromisso de manter a autonomia universitária pelo recredenciamento do centro, alcançando no mínimo o conceito institucional 4. Contudo, a instituição almejava a nota 5. “Todo nosso planejamento mirava o conceito 5. Nós fomos muito objetivos naquilo que queríamos, naquilo que precisávamos fazer para alcançar, entendendo que isso não acontece de um dia para o outro. A história da instituição, tudo que caminhamos, é que possibilitou alcançar essa nota.”

Silvia também atribui o resultado a um trabalho integrado de uma equipe composta por aproximadamente 300 pessoas, entre colaboradores e professores, além da participação efetiva dos alunos. “Todo mundo está unido no mesmo objetivo. A instituição tem uma identidade, uma visão, uma missão. Todo mundo acredita nisso e vive isso, o que nos levou a ter esse resultado.”

Na visão do reitor Bruno Toledo, a nota máxima significa para a instituição entrar no cenário nacional como uma das melhores e mais bem avaliadas do país. “Vale a pena acreditar nos nossos sonhos, investir no ser humano, seja ele aluno, professor ou colaborador. Vale a pena acreditar na educação que muda a vida das pessoas de forma inovadora, humanizada e diferente”, comemora o reitor.

HISTÓRICO
Toledo acredita que o dia 11 de setembro de 2018, data da divulgação da conquista, seja um dos mais felizes de sua vida. “E é um dia histórico para a instituição. Um dia que representa vidas dedicadas à educação, vida do meu bisavô, do meu avô, do meu pai, e a minha.”

O reitor destaca que a conquista se deve a fatores como visão estratégia, perseverança, persistência, e principalmente sinergia. “É um time que se uniu, que se conectou, que entendeu a missão e a visão da escola e fez possível essa nota 5. Isoladamente ninguém conseguiria tirar uma nota como essa, nem só os professores, nem só os colaboradores, nem só a reitoria, nem só os alunos. Isso foi fruto de um mega trabalho em equipe.”

Edição: Barbara Franchesca Nascimento

Notícias Relacionadas