#Notícias Unitoledo
 
 

Ainda na graduação, aluno de Publicidade do UniToledo tem experiências como profissional em agências da região

Verônica Martin

Mesmo com o mercado de trabalho disputado, o aluno do 5º semestre de Publicidade e Propaganda UniToledo, João Vitor Braulio Gasques, 21 anos, acumula conquistas profissionais na região, conciliando-as com as atividades da graduação. O acadêmico já conseguiu três empregos efetivos, mesmo sem concluir o curso. Entre eles, ocupou o cargo atuando como atendimento publicitário em umas das agências mais premiadas da região, e recentemente foi contratado como redator em outra empresa.

Buscando sempre novos conhecimentos e experiências de trabalho, o acadêmico conquistou a vaga de emprego na agência Imidiata Comunicação em maio de 2019. Desta vez, ele atua em outra área da publicidade – é redator publicitário. “A experiência tem sido ótima! Fico feliz quando posso descobrir e aprender coisas novas. Isso é extremamente satisfatório, ainda mais em uma empresa na qual posso aprimorar meus conhecimentos e coloca-los em prática!”, conta Gasques, sobre a nova experiência de emprego.

O aluno afirma ainda que ter uma bagagem cultural, conhecimentos teóricos, práticos e suas experiências anteriores colaboraram na construção do profissional que se tornou.

DESTAQUE
De acordo com o acadêmico, para conseguir o cargo na atual empresa de comunicação o histórico profissional foi importante, pois a empresa buscava alguém para somar na equipe, com boas indicações e que já estivesse no mercado de trabalho. “No dia da entrevista, apresentei meu currículo, contei minhas experiências e saí de lá já contratado”.

Ele destaca também o desejo de ampliar os próprios conhecimentos, e a relevância da instituição para se destacar, uma vez que “em nossa região a UniToledo é muito bem vista e recomendada”. Para Gasques, o curso fornece ao aluno a possibilidade de aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula na prática, com atividades extracurriculares e eventos que ajudam os estudantes a realizarem exercícios e dinâmicas voltadas para os diversos âmbitos da profissão.

VIDA ACADÊMICA E TRABALHO
O aluno diz que para conseguir equilibrar os estudos com o trabalho foi complicado no início, mas que foi preciso enfrentar essa nova fase como uma possibilidade de superação. “Conciliar os dois não foi uma tarefa fácil, principalmente quando também precisamos prezar pela nossa vida social e saúde mental”.

Harmonizar o trabalho com a graduação sem que uma atividade interfira na outra foi um período de adaptações, mas ele acredita que conseguiu estabelecer equilíbrio entre os dois. Segundo Gasques, uma rotina foi crucial para isso.

“Hoje tenho uma boa rotina, consegui estipular alguns horários base para cada atividade que exerço. Assim, não me excedo em nenhuma delas e consigo ter uma boa qualidade de vida, de trabalho e de estudo. Nessa situação, o tempo é o maior aliado e o maior inimigo. Por isso, temos que utilizá-lo com sabedoria”, relata.

MERCADO DE TRABALHO
Com base nas próprias experiências no mercado de trabalho, o discente afirma que a disputa é grande. Segundo ele, muitas vezes são muitos os interessados para poucas vagas, porém, em contrapartida também são poucos que conseguem se adequar e atender as expectativas e habilidades exigidas. “São poucos os profissionais que realmente se destacam e atingem os requisitos das empresas. Por isso, muitas preferem buscar pelos que já estão inseridos e são atuantes no mercado”.

João ainda deixa uma dica para aqueles que têm o intuito de se destacar diante da concorrência e garantir uma vaga no mercado de trabalho, afirmando que é preciso explorar o universo cultural e de conhecimento científico, aumentando assim a possibilidade de contratação e produzindo conteúdos de qualidade.