#Notícias Unitoledo
 
 

Aluna de Arquitetura e Urbanismo desenvolve projetos na área de arquitetura de shopping

Por Rafaela Tavares

Atuar no paisagismo e projetos arquitetônicos de um local com grande visibilidade para habitantes da cidade e região é uma ambição para muita gente na graduação – e até para muitos profissionais que já concluíram o curso superior. Essa já é a realidade da aluna do 8º semestre de Arquitetura e Urbanismo Fernanda da Silva Troncoso, 22 anos. Desde agosto de 2017, ela faz estágio no Shopping Praça Nova, em Araçatuba.

Entre as atividades de Fernanda estão a preservação e manutenção do paisagismo, cuidados com a comunicação visual e o mobiliário, a análise de projetos arquitetônicos, os estudos comerciais, a supervisão das áreas comuns do shopping visando sempre melhorias, a manutenção da qualidade dos equipamentos, os projetos de reforma com layouts, a definição de acabamentos e a vistoria de obras.

“O primeiro projeto que desenvolvi no shopping foi a organização e a substituição do paisagismo”, relembra Fernanda. Ela também já trabalhou em melhorias como a implantação do bebedouro pet, a instalação de novos totens de pagamento de estacionamento, o estudo do sistema viário, a substituição de itens de comunicação visual, a nova configuração de layout da administração, o estudo para futuras grandes operações, os projetos com propostas para futuras reformas e ampliações. Todos esses projetos são realizados em conjunto com a superintendente, o gerente de operações e a gerente de arquitetura.

FUNDAMENTAL
De acordo com Fernanda, cursar Arquitetura e Urbanismo no UniToledo foi fundamental para que ela fosse selecionada, já que era uma exigência do centro de compras. “O shopping abriu um processo seletivo no qual buscaram referências de alunos na Toledo. A descrição da vaga indicava que procuravam uma mulher que estivesse cursando do 5° semestre em diante”, conta.

Após a coordenadora do curso, Ana Paula Sader, encarregar currículos para a empresa, a profissional responsável pelo RH entrou em contato com Fernanda, marcou a primeira reunião. Ela participou de entrevistas com a superintendente do shopping e com o gerente de operações. “Em todas as etapas, o pessoal sempre foi super educado, bem receptivo e os bate papos eram bem descontraídos, porém buscando sempre verificar a capacidade do candidato para exercer a função.”

A aluna crê que o bom comportamento e o interesse pela área ajudaram na sua seleção. “Dedicação é a chave para o futuro.” Fernanda conta que o desempenho na entrevista, o próprio histórico acadêmico e o renome da instituição tenham contribuído para a escolherem como estagiária. “Outro ponto importante para se destacar é a descrição nas redes sociais, uma ferramenta muito utilizada atualmente para auxiliar na análise do perfil dos candidatos.”

BASE
Conforme Fernanda, o curso ofereceu uma base teórica que possibilita desempenhar todas as tarefas no estágio. “Consigo utilizar os conhecimentos adquiridos para poder buscar sempre o melhor meio de atender as demandas que me são solicitadas.”

A aluna torce para que o estágio abra portas para a efetivação. “Tenho me empenhado cada vez mais para que minha contratação ocorra até mesmo antes da conclusão do curso. Porém, mesmo que não ocorra a promoção, acredito que o fato de ter estagiado em uma empresa grande e que me trouxe experiências importante pode contribuir para que novas portas se abram.”

Fernanda aconselha alunos que ingressarem no curso a se dedicar ao máximo nas aulas e nos futuros empregos. Para ela, é necessário buscar sempre agregar conhecimento para realizar o trabalho com excelência para se tornar um ótimo profissional. “Não façam nada esperando reconhecimento momentâneo, mas sim pensando sempre em agregar cada vez mais experiência.”

Notícias Relacionadas