#Notícias Unitoledo
 
 

Aluna e professores do Centro Universitário Toledo têm artigos aceitos no XXV SIMPEP

Por Gabriela Fagundes

A aluna Fabiana Mafeis Bueno do 10º semestre de Engenharia de Produção e os professores Priscilla Aparecida Vieira de Moraes, Sergio Ricardo Mazini e Márcia Maria Teresa Baptistella tiveram seus artigos aceitos no XXV SIMPEP – Simpósio de Engenharia de Produção, que será realizado em Bauru, São Paulo, entre os dias 7 e 9 de novembro. O evento é organizado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) e considerado um dos maiores congressos da área no país.

ESPIRAL DO CONHECIMENTO
Inscrito na área de “Gestão do Conhecimento Organizacional”, o artigo escrito pelos professores Sergio Ricardo Mazini e Márcia Maria Teresa Baptistella aborda o tema “Aplicação da Espiral do Conhecimento na gestão acadêmica dos cursos de graduação de uma instituição de ensino superior”. Segundo a professora, o tema é bastante atual e importante em todas as áreas de conhecimento, já que existe um grande capital intelectual dentro das organizações, que quando bem utilizados, gera um valor imenso para as mesmas.

“O artigo trata sobre a importância da gestão do conhecimento nas empresas, a qual é obtida através da gestão da informação e do conhecimento, que aliados aos tipos de conhecimento, à tecnologia da informação, à inovação e à aprendizagem, visa contribuir com uma melhor organização e disseminação das informações e do conhecimento em uma empresa, colaborando para uma aprendizagem diferenciada, com uma grande troca de informações e experiências entre as pessoas”, explica Márcia.

A pesquisa foi resultado da parceria entre os dois professores. “Definimos o que gostaríamos de abordar com relação aos conteúdos e elaboramos o artigo. Fiquei responsável por fazer o levantamento bibliográfico e o Mazini ficou responsável por descrever o estudo de caso. Foi muito interessante o modo como trabalhamos”, ressalta a docente.

APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETO
“A aplicação de metodologias ativas de ensino e aprendizagem: um estudo de caso da aplicação do Project Based Learning em um curso de Engenharia de Produção” foi o tema abordado pelo professor Sergio Ricardo Mazini. Inscrito na área de “Educação em Engenharia de Produção”, o artigo relata a aplicação da metodologia Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projeto) na turma do 6º semestre de Engenharia de Produção no ano passado.

Durante atividade realizada pelo curso, em parceria com o 6º semestre de Fisioterapia, os alunos desenvolveram órteses que, posteriormente, foram disponibilizadas na clínica de Fisioterapia para uso ou doação. O projeto também aborda os princípios do CDIO (Conceive, Design, Implement, Operate), em português, Conceber, Projetar, Implementar e Operacionalizar. Segundo o professor, o UniToledo ingressou na iniciativa CDIO sendo a segunda instituição no Brasil a ter esta conquista.

“É cada vez mais necessário pensarmos e aplicarmos novas metodologias de ensino e aprendizagem, pois o perfil do aluno mudou, bem como a forma de ensinar e aprender. Este artigo retrata parte da capacitação e desenvolvimento de novas metodologias de ensino e aprendizagens desenvolvidas no UniToledo”, ressalta Mazini.

FÁBRICAS INTELIGENTES
Com o tema “Fábricas Inteligentes e os desafios das novas competências e habilidades técnicas do Engenheiro de Produção”, a aluna Fabiana Mafeis Bueno e a professora Priscilla Aparecida Vieira de Moraes também tiveram o seu artigo aceito no simpósio. Segundo as pesquisadoras, o artigo aborda as transformações ocorridas no ambiente profissional nas últimas décadas em função da chamada Indústria 4.0 ou quarta revolução industrial.

“O artigo foi uma revisão bibliográfica sobre quais competências e habilidades técnicas o engenheiro de produção precisa ter numa época de mudanças consideráveis como a quarta revolução industrial. Eu também escrevi sobre o papel da universidade na vida deles, uma vez que a educação precisa estar preparada para formar esses novos profissionais”, explica a acadêmica.

A pesquisa foi inscrita na área de “Gestão da Produção” e desenvolvida após Fabiana concluir a disciplina “Manufatura Integrada”. De acordo com Priscilla, a aluna se interessou pela área e a procurou para ser sua orientadora. Para a professora, é importante abordar esse tema na atualidade. “O grande desafio para o país nesta nova fase está em concentrar energia em fatores primordiais para o desenvolvimento, como: políticas estratégicas inovadoras, incentivos, disponibilização de novas tecnologias e o desenvolvimento de profissionais qualificados para atuar nesse novo sistema”.

SIMPEP
O SIMPEP (Simpósio de Engenharia de Produção) é um evento organizado pela UNESP (Universidade Estadual Paulista) de Bauru. É formado por pesquisadores de diferentes estados do Brasil. Com sua primeira edição em 1994, o evento tornou-se um dos maiores congressos de Engenharia de Produção do país e, atualmente, é considerado um evento internacional, devido à participação de conferencistas da Suécia, Espanha e Portugal desde 2010.

O simpósio abrange as áreas temáticas: Gestão da Produção, Gestão da Qualidade, Gestão Econômica, Ergonomia e Segurança do Trabalho, Gestão do Produto, Pesquisa Operacional, Gestão Estratégica e Organizacional, Gestão do Conhecimento Organizacional, Gestão Ambiental, Educação em Engenharia de Produção e Engenharia de Produção, Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

Este ano, o evento acontece nos dias 7, 8 e 9 de novembro em Bauru, com a temática “Inovação e Sustentabilidade na Gestão de Processos de Negócios”.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas