#Notícias Unitoledo
 
 

Alunas do curso de Pedagogia do UniToledo realizam oficina pedagógica com caixas e contação de histórias

Vitória Frederico

Alunos do curso de Pedagogia do UniToledo participaram da oficina pedagógica “Contos que as caixas contam” sob orientação da professora, Priscila Sales, utilizando textos e artigos científicos para constatar a importância do ato de contar histórias e a necessidade de fazer parte da rotina da escola em momentos agradáveis de leitura.

As participantes selecionaram histórias diversas para iniciarem na construção das caixas que utilizaram como cenário para a contação de histórias e os personagens. As peças, complementadas por bonecos criados principalmente com material sustentável, foram utilizadas para narrar contos infantis como Rapunzel, O Patinho Feio, “O Menino Azul” de Cecília Meireles, “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado.

As caixas foram criadas por acadêmicas do 7º semestre, que as apresentaram com as narrativas às turmas do 3º e 5º semestre. “Foram utilizados diversos tipos de materiais para essa confecção, sendo eles, reaproveitados e recuperados do meio, evitando o uso de materiais comercializados, bem como o uso do Eva. Dessa forma as alunas utilizaram ainda mais sua criatividade”.

A professora declara que, de acordo com as ideias de Lima e Castro, as caixas que contam histórias, são consideradas um recurso pedagógico, ou seja, um material auxiliador das intenções Pedagógicas que se projetam a ampliar as referências literárias e estéticas das crianças nos espaços escolares. A desenvoltura de projetos como esse permite que acadêmicos estabeleçam relações entre a teoria e a prática pedagógica, compreendendo a importância de utilizarmos diversos recursos, porém tendo sempre a clareza das intenções Pedagógicas.

    

    

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas