#Notícias Unitoledo
 
 

Alunas do curso de Pedagogia do UniToledo realizam oficina pedagógica com caixas e contação de histórias

Vitória Frederico

Alunos do curso de Pedagogia do UniToledo participaram da oficina pedagógica “Contos que as caixas contam” sob orientação da professora Priscila Sales utilizando textos e artigos científicos para demonstrar a importância do ato de contar histórias e a necessidade de tornar momentos de leitura uma prática da rotina escolar.

As participantes selecionaram histórias diversas para utilizarem na construção das caixas transformadas em cenário para as apresentações. As alunas realizaram com o material a contação de histórias e os personagens. As peças, complementadas por bonecos criados principalmente com material sustentável, foram utilizadas para narrar contos infantis como Rapunzel, O Patinho Feio, “O Menino Azul” de Cecília Meireles, “Dona Baratinha” de Ana Maria Machado.

As caixas foram criadas por acadêmicas do 7º semestre que as apresentaram com as narrativas às turmas do 3º e 5º semestre. “Foram utilizados diversos tipos de materiais para essa confecção, sendo eles, reaproveitados e recuperados, evitando o uso de materiais comercializados, bem como o uso do EVA. Dessa forma as alunas utilizaram ainda mais sua criatividade”, afirma a professora.

Priscila declara que, de acordo com as ideias de Lima e Castro, as caixas que contam histórias são consideradas um recurso pedagógico, ou seja, um material auxiliador das intenções pedagógicas que se projetam a ampliar as referências literárias e estéticas das crianças nos espaços escolares. O desenvolvimento de projetos como esse permite que acadêmicos estabeleçam relações entre a teoria e a prática pedagógica, compreendendo a importância de utilizarmos diversos recursos, tendo sempre a clareza das intenções pedagógicas nesse uso.

    

    

Edição: Rafaela Tavares