#Notícias Unitoledo
 
 

ALUNOS DE BIOMEDICINA APRENDEM SOBRE URINÁLISE E LÍQUIDOS CORPORAIS EM AULA PRÁTICA

Fernanda Muniz

 

 

Compreender os procedimentos práticos do exercício da profissão de Biomédico em um Laboratório de Análises Clínicas pode ser um pouco difícil para quem ainda está na graduação. Porém, para os alunos de Biomedicina do UniToledo que têm à disposição site2infraestrutura de qualidade, as aulas práticas servem justamente para preparar para o futuro da profissão.

Na última quinta-feira (27), por exemplo, a turma do 7º semestre participou de uma atividade prática na disciplina de Urinálise e Líquidos Corporais, ministrada pela professora Evelyn Laguna. Os acadêmicos utilizaram o espaço do Laboratório de Análises Clínicas do UniToledo, utilizando equipamentos como a centrifuga e o microscópio.

A docente explica que a aula consistiu em adquirir os fundamentos iniciais para que, na análise de um líquido corporal, os alunos aprendessem a quantificar e qualificar estruturas nele presentes, bem como, analisar possíveis alterações bioquímicas que podem, em conjunto com as estruturas encontradas, caracterizar no paciente, situações de normalidade ou de alterações patológicas.

Para tanto, foi necessário que os alunos executassem três procedimentos muito importantes durante a prática: o preparo da amostra, para a realização da contagem global e diferencial de células; o exame físico, pois essas características auxiliam na identificação da etiologia do derrame; e a contagem globas e diferencial em câmera de Neubauer.

PRÁTICA
A professora afirma que todos os procedimentos colocados em prática foram anteriormente vistos em sala de aula por meio de aulas expositivas, o que oferece um parâmetro da teoria e da prática aplicada ao conteúdo.

“Os alunos demostraram grande interesse não só na execução das técnicas como na preocupação com a utilização de EPIs para que haja biossegurança”, comentou. “Além disso, há a curiosidade em saber tudo aquilo que é novo, já que a aula se tratava de materiais biológicos nobres e de difícil acesso”, finalizou.

Para a aluna Ana Carolina Barbosa, as aulas são sempre muito proveitosas, uma vez que auxiliam na compreensão da matéria teórica e preparam para o futuro profissional. “Nosso laboratório é como um de rotina comercial e até melhor”, revelou a aluna. “Quando estivermos formados, já estaremos preparados para realizar as análises sozinhos”.

Edição: Barbara Franchesca do Nascimento

Notícias Relacionadas