#Notícias Unitoledo
 
 

ALUNOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO UNITOLEDO LEVAM QUALIDADE E TRANSFORMAÇÃO DE VIDA PARA CRIANÇAS DO PROJETO BOMBEIRO MIRIM DE ARAÇATUBA

 

 

Com o objetivo de ajudar na promoção sociocultural das crianças e beneficiários do projeto Bombeiro Mirim, em Araçatuba, o UniToledo firmou parceria com a corporação para que os alunos do curso de Educação Física da instituição auxiliassem os pequenos no desenvolvimento motor.

O trabalho é feito com atividades que abCom o objetivo de ajudar na promoção sociocultural das crianças e beneficiários do projeto Bombeiro Mirim, em Araçatuba, o UniToledo firmou parceria com a corporação para que os alunos do curso de Educação Física da instituição auxiliassem os pequenos no desenvolvimento motor.rangem diversos esportes, luta, dança e temas transversais como meio ambiente, artes, cultura, entre outros. Em algumas ações, os demais cursos da área da saúde da instituição também são envolvidos.

O trabalho voluntário envolve cerca de 40 alunos e conta também com a supervisão de três docentes que acompanham os acadêmicos nas atividades. O Bombeiro Mirim atende 90 crianças e adolescentes de seis a quinze anos todos os sábados, das 8h as 11h30, no 20º Grupamento de Bombeiros de Araçatuba.

Para o coordenador do curso, Rodrigo Detone, o projeto é muito importante para os futuros profissionais, pois proporciona na atividade externa melhor absorção do conhecimento recebido em sala de aula.

“Em consequência de nossa atuação no projeto, nossos alunos têm a oportunidade de aplicar na prática todos os ensinamentos adquiridos em sala de aula, sejam eles em temas específicos ou transversais. Com isso, garantimos aos acadêmicos o eixo pesquisa, ensino e extensão”.

A aluna do 7º semestre Luciene Dias Godim conta que participar do projeto é de grande importância, pois adquiriu experiência e grandes aprendizagens. “É em projetos como esse que a gente desenvolve as atividades que são relacionadas à educação física”.

Luciene diz que chama sua atenção a força de vontade despertadas pelas crianças, que demonstram muita vontade de aprender. Segundo a acadêmica, as atividades são realizadas de forma interessante e participativa, pois todos querem adquirir experiências e os beneficiários ficam muito felizes em participar das atividades com a turma da Educação Física.

“A Educação Física está proporcionando a essas crianças não só atividades, mas qualidade que irá transformar vidas no futuro. Não só em questão de atividades, mas como ser um cidadão de bem”, conclui a futura profissional.

A PARCERIA

Para o coordenador do projeto e Cabo PM em seguimento no corpo de bombeiro, Josué Miguel da Silva, a parceria com os cursos de Educação Física e os demais da área saúde foi um ganho.

“Antes de receber os alunos e professores do UniToledo, nós tivemos uma grande felicidade de estar recebendo o comprometimento, a decência, a moral, a dignidade e a acolhida que esses profissionais colocam no seu trabalho para com as crianças e adolescentes do projeto”.

O Cabo entente que a parceria é importante para os alunos e professores, pois se trata de um olhar humanista, enxergar o outro de maneira igual. De acordo com Josué, é no projeto que eles terão a consciência que, apesar do curso que estão fazendo, quando se formarem, e com seu conhecimento, nunca deverão menosprezar os pensamentos que existem nas comunidades e dentro das instituições.

“Precisávamos dessa parceria, primeiro que o UniToledo é referência na educação, começando da grande maioria dos profissionais que tratam as pessoas como gente, respeitado por meio do ensino”, finaliza o Cabo.

O PROJETO

O Bombeiro Mirim é um projeto educacional cujo enfoque é o desenvolvimento de pessoas, não só da criança e adolescente, mas também da família onde estes estão inseridos.

Josué acredita que o trabalho mostra um mundo de possibilidades, valorizando e resgatando valores que estão sendo perdidos. “A decência, a moral, a dignidade, o amor e o afeto são coisas que aqui no projeto colocamos sempre em ideia e nas rodas de conversas sobre a importância dessas virtudes e qualidades”, explica o coordenador.

No projeto, as crianças aprendem também conhecimentos básicos de bombeiro como primeiros socorros, prevenção de acidentes domésticos e aprendem sobre educação ambiental. O Cabo PM declara que o objetivo é formar cidadãos de bem para que eles possam continuar sendo o orgulho da família, referência na cidade e o futuro do país.

Edição: Aline Ceolin

Notícias Relacionadas