#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos de Engenharia Mecânica e de Produção realizam a primeira fábrica de jogos do UniToledo

Vitória Frederico

As turmas do 5º e 7º semestre do curso de Engenharia de Produção e do 7º semestre de Engenharia Mecânica UniToledo estão trabalhando na elaboração de jogos desde março. As peças criadas pelos alunos serão entregues para a avaliação na quinta-feira (13), em 1° Encontro Fábrica de Jogos UT. O evento será realizado às 19h desta data no Laboratório de Inovação Acadêmica.

Os jogos desenvolvidos tem foco em modalidades inclusivas, fisioterápicas, educacionais e inovadoras. Para sua elaboração, os alunos contaram com  o apoio dos técnicos dos laboratórios e também dos professores das áreas que eles escolheram para desenvolver os jogos como Pedagogia, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Fisioterapia. Algumas peças foram produzidas na impressora 3D.

Os acadêmicos fizeram também seleção de materiais, máquinas usadas, processos de fabricação, tipos de etapas, tipo de materiais, escala de desenhos, o que envolveu várias disciplina dos cursos. O público alvo dos jogos desenvolvido pelos dois cursos para a fábrica é diverso, composto por crianças com dificuldade no aprendizado, pessoas com deficiência motora e deficiência visual.

No caso do 5º semestre Engenharia de Produção, esses jogos serão avaliados a partir de duas disciplinas: Tecnologia dos Materiais e Processo de Fabricação e Construção I. Já os critérios de avaliação para o 7º semestre da mesma graduação terá como base disciplina de Metrologia. Por sua vez, os trabalhos do 7º semestre de Engenharia Mecânica serão julgados a partir das disciplinas de Conformação Plástica dos Metais e Processo Metalúrgico de Fabricação.

Na apresentação durante o 1° Encontro Fábrica de Jogos UT, cada grupo passará pela avaliação dos jurados e será premiado posteriormente na semana das engenharias.