#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos de Gastronomia organizam jantar beneficente em prol de abrigo de gatos

Por Gabriela Fagundes

Aliando conteúdo acadêmico com ação social, alunos do módulo noturno de Gastronomia organizaram o evento “UAI MIAU! – Festa beneficente em prol do gatil Balaio de Gato”. O objetivo é arrecadar fundos para a associação de Birigui.

O evento aconteceu às 20h de sexta-feira (19), no salão da Associação de Cabos e Soldados da PM (Polícia Militar) de Araçatuba. A atividade integra as disciplinas de “Planejamento e Organização de Eventos na Gastronomia” e “Engenharia de Cardápios”, ministradas pelos professores Helerson de Almeida Balderramas e Ana Carolina Azevedo, respectivamente.

Segundo o coordenador e professor do curso, Balderramas, durante as aulas teóricas os alunos planejaram a concepção do evento e, em conjunto com a disciplina “Engenharia de Cardápios”, desenvolveram os pratos servidos durante o evento.

ORGANIZAÇÃO
Para a realização da festa, os acadêmicos foram distribuídos dentre várias funções: recepção, decoração do ambiente, serviço de salão, serviço de bar e cozinha. “O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos a prática do planejamento e organização de um evento gastronômico. Organizar eventos é uma das habilitações do tecnólogo em gastronomia”, afirma o docente.

O cardápio foi inspirado na culinária mineira, sendo servidos pratos como: torresmo; mandioca; canapé de queijo com geleia de pimenta; picles de maxixe; canjiquinha; frango com quiabo e angu; e arroz de porco com abacaxi flambado e ovo de codorna. Como sobremesa, os convidados puderam degustar de creme brûlée de milho verde; quenelle de queijo com espuma de goiaba; e licor de jabuticaba.

“A ideia era produzir algo regional, brasileiro, então escolheram a região de Minas Gerais. É um cardápio mineiro, com uma vertente de alta gastronomia”, explica Ana Carolina.

AÇÃO SOCIAL
O evento foi realizado em prol do abrigo de gatos “Balaio de Gato”, associação de animais de Birigui. Segundo a acadêmica do UniToledo e presidente do gatil, Osterlaine Henriques Alves, o evento realizado pelo curso de Gastronomia proporcionou grandes aprendizagens acadêmicas, bem como contribuiu para o gatil, que abriga cerca de duzentos gatos, sendo cinquenta deles filhotes. “Nós realizamos pequenos eventos até hoje, então essa festa é bem maior. O gatil existe há quatro anos e é bem precário, então nós precisamos de uma estrutura, precisamos de ração”, comenta.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas