#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda colocam aprendizados em prática e realizam a cobertura da Expô Araçatuba e do Estande do Conhecimento UniToledo 2018

Por Gabriela Fagundes

A Expô Araçatuba começou há 5 dias e desde o início os acadêmicos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda têm demonstrado todo o seu potencial em uma cobertura incrível do Estande do Conhecimento UniToledo e dos shows realizados no Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado.

Seja na produção, edição ou divulgação dos materiais desenvolvidos, os alunos têm se dedicado a levar os acontecimentos desse evento especial para todo o público, investindo principalmente em uma cobertura ao vivo realizada pela Rádio UniToledo e pela TV UniToledo. Além de cobrir o evento, os estudantes também apresentam um pouco dos diferenciais dos cursos de comunicação da instituição.

Segundo a coordenadora dos cursos, Melissa Carolina de Moura, o estande é importante para os alunos porque permite a vivência da prática profissional, já que os acadêmicos participam de diversas atividades na parte da TV e da Rádio UniToledo. “Os alunos desenvolvem todo o conteúdo da rádio oficial da Expô Araçatuba, desde as vinhetas até a produção de conteúdo informativo, além da parte de locução e apresentação dos programas. Dentro da TV UniToledo, eles gravam todos os boletins com os artistas da feira, coordenadores dos cursos, professores e alunos que estão no estande”, explicou a coordenadora.

A aluna do 8º semestre de Jornalismo Adrieli Prêto Fiorani já participou duas vezes como apresentadora na TV UniToledo e, neste ano, já entrevistou a DJ Samhara e a cantora gospel Gabriela Rocha. “O que eu estou fazendo aqui é o que eu aprendi nesses 4 anos de faculdade, tanto na teoria quanto nas aulas práticas. É sempre um conhecimento a mais, mesmo já tendo participado no ano passado. Dessa vez, eu venho com uma bagagem diferente, eu aprendi muito de um ano para o outro”.

VIVÊNCIA PROFISSIONAL
Este ano, a TV UniToledo, em parceria com o locutor e produtor Edy Santos, está realizando a cobertura ao vivo do evento, com a publicação de lives na página do UniToledo no Facebook. “É uma experiência nova. Ano passado, nós desenvolvemos conteúdo dentro do estande, hoje temos que criar outros tipos de conteúdos. Então acabamos por ter uma maior interação com o público”, comenta Adrieli.

Os estudantes dos 3º e 5º semestres de Publicidade e Propaganda Cayo Sparapani Ramos e Mariane Santos Strabelli estão participando pela primeira vez do Estande do Conhecimento UniToledo e atuam na parte de edição e captação de imagens. “Eu fico mais na parte de edição dos boletins que os alunos de jornalismo produzem. Está sendo bem bacana, porque podemos ver toda a interação do curso com a Expô Araçatuba”, diz Cayo.
“Estou desenvolvendo bastante a técnica de filmagem. Apesar de já ter noção, estou conseguindo aperfeiçoar e aprender muito”, comenta Mariane.

Na Rádio UniToledo, os alunos realizam transmissões ao vivo e entrevistam o público, proporcionando uma cobertura mais ampla sobre o evento. Para Geovana Andrade, do 6º semestre de jornalismo, que está trabalhando como locutora na rádio pela segunda vez, o estande proporciona a oportunidade de aprendizagem, já que no evento a cobertura é ao vivo e exige mais experiência. “Aqui nós podemos vivenciar na prática o que aprendemos em sala de aula e no Laboratório de TV, Rádio e Fotografia. Apesar da prática no laboratório, muitas vezes é gravado, e aqui não, aqui é ao vivo. Se acontece algum erro, nós temos que contornar e continuar”, acrescenta.

Não deixe de conferir a cobertura realizada pelos acadêmicos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda. Você pode acessar o conteúdo produzido nas redes sociais ou pelo site do UniToledo. “Nós podemos esperar que as redes sociais e todos os canais de comunicação estarão repletos de uma cobertura jornalística audiovisual e radiofônica perfeita”, finaliza Melissa.

 

Edição: Barbara Franchesca Nascimento

Notícias Relacionadas