#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos de Jornalismo viajam para participar da Semana Estado de Jornalismo, em São Paulo

Por Rafaela Tavares

Seis alunos de Jornalismo do Centro Universitário Toledo saíram de Araçatuba na noite desta segunda-feira (24) rumo a São Paulo. A viagem para a capital paulista tem um motivo acadêmico: eles participarão da Semana Estado de Jornalismo, realizada entre 25 e 28 de setembro, com palestras e workshops ministrados por profissionais da área. O evento promovido é pelo jornal O Estado de S. Paulo, na sede do veículo.

Os estudantes do segundo, quarto, sexto e oitavo semestre serão acompanhados pela coordenadora do curso, Melissa Carolina de Moura. Segundo ela, a Semana Estado de Jornalismo é um dos principais eventos universitários de jornalismo do país. “Além do contato com profissionais do mercado de trabalho nacional, os alunos assistem a palestras, fazem workshops e visita técnica à sede do Grupo Estado, redação do jornal O Estado de S. Paulo”, afirma Melissa.

CONCURSO
Ela relata que os alunos podem ainda participar do concurso Jovem Jornalista, realizado pelo jornal e pelo Santander, por meio de uma reportagem que deverá ser inscrita dias após o evento. A coordenadora relembra que ex-estudantes do curso se destacaram na competição. “É imprescindível que os alunos participem e nós professores auxiliamos no processo de orientação e revisão do material.”

Melissa acredita ainda que a participação de acadêmicos da instituição seja importantíssimo para o curso. “Essa integração das turmas é o incentivo para que todos participem de eventos deste tipo que favorecem uma excelente formação dos nossos futuros jornalistas.”

É a primeira vez que a estudante de Jornalismo, Renata Elias Juliott, aluna do sexto semestre do curso, irá à Semana Estado. Ela conta que desde o primeiro ano sente vontade de participar, porém era impedida devido à dificuldade de tirar folga nos dias da programação. “Este ano, decidi que era hora de partir pra mais essa experiência. Além da Semana Estado, quero participar do Prêmio de Jornalismo que virá a seguir.”

Ela conta que todos os temas previstos para serem abordados no evento são interessante, mas dois chamara mais sua atenção: “Mulheres na Mídia”, assunto relacionado ao tema do próprio projeto científico, e “Novos Rumos”, que ela acredita que mostrará o futuro da profissão, servindo como norte para o que ainda está por vir para os jornalistas da próxima geração. “Acredito que eventos como este são como uma extensão do curso e proporcionam uma experiência e aprimoramento fundamentais para nossa formação acadêmica. Além disso, temos a oportunidade de conhecer um dos maiores veículos do país, trocar experiências, fazer networking e ter um contato mais próximo com o mercado ainda na academia. “

PRIMEIRO ANO
O estudante Mateus Fernandes Barbosa, do segundo semestre, decidiu ir ao evento já no primeiro ano do curso. Ele conta que resolveu aproveitar que atualmente não está trabalhando para vivenciar todas as experiências que possam ajudar no próprio futuro. “Acredito que na parte profissional vai ajudar muito na questão de conhecer várias pessoas e trocar ideias, ter contatos para o futuro. Na parte acadêmica vai me ajudar nos debates em sala, nas apresentações e elaboração de seminários.”

Entre os temas da programação da Semana Estado, “Os desafios da eleição” é o assunto que o estudante mais aguarda, por se tratar de um tópico que ele gosta de discutir.

Também participarão do evento os alunos Gabriela Vani Fagundes, do oitavo semestre, Leonardo Rodrigo de Oliveira Azevedo e Bryan Alan Belati Primeiro, do quarto semestre, e Heloísa Alves, do sexto semestre.

Leia mais: ALUNO DE JORNALISMO É UM DOS VENCEDORES DO PRÊMIO TETRA PAK E VIAJARÁ PARA A SUÉCIA
PELO 2º ANO CONSECUTIVO, CURSO DE JORNALISMO TEM ALUNO NA FINAL DE PRÊMIO DO ESTADÃO

Notícias Relacionadas