#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos do 7º semestre de Nutrição do UniToledo realizam atividades práticas de Nutrição Clínica Ambulatorial

Vitória Frederico

Alunos de Nutrição exercem a prática profissional na clínica do curso, onde atendem a comunidade gratuitamente com serviços de nutrição ambulatorial e, ao mesmo tempo, adquirem conhecimento. Acadêmicos do 7° semestre estão se preparando para o contato com pacientes de diferentes faixas etárias por meio de atividades práticas com voluntários.

Na última quarta-feira (10), a turma realizou análises e avaliações nutricionais em adultos na Clínica de Nutrição UniToledo. A prática faz parte da disciplina Nutrição Clínica Ambulatorial, ministrada pela professora Valéria Nóbrega, e visa propiciar exames de situações reais e aquisição de habilidades para decisão da conduta mais apropriada para cada caso clínico.

PREPARAÇÃO
Antes da atividade os alunos tiveram uma preparação teórica sobre atendimento nutricional, uso de protocolos de atendimento e habilidades para desenvolver uma anamnese eficiente. Foram formados grupos de três alunos. Cada um foi responsável por um caso clínico. Eles realizaram a etapa de atendimento, com entrevista, anamnese nutricional, avaliação antropométrica e avaliação do consumo alimentar.

De acordo com a professora Valéria Nóbrega, o objetivo da atividade era propor as habilidades para avaliar, sistematizar e decidir a conduta nutricional mais apropriado para diferentes casos clínicos, pediátricos e adultos. “Essa estratégia de ensino baseada em estudo de caso clinico real aumentará o conhecimento teórico prático referente à assistência, estimulará autonomia do discente na tomada de decisões e na solução de problemas nutricionais”, comenta a professora.

A aluna Nathália dos Santos Franco, conta que esse tipo de atividade é fundamental para capacitar o aluno para seu futuro profissional, como fazer todos os passos de atendimento do paciente. “Essa atividade integra outras disciplinas como avaliação nutricional, nutrição clínica e fisiopatologia da nutrição. Achei a atividade extremamente prática e dinâmica. A professora e a nutricionista da clínica estão ali para auxiliar os alunos a todo o momento”, conclui a aluna.

CLÍNICA

A Clínica de Nutrição do UniToledo está localizada na rua Antônio Afonso Toledo, 595, na própria instituição. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A clínica atende gratuitamente alunos e funcionários da instituição e pacientes encaminhados do AME (Ambulatório Médico de Especialidades de Araçatuba) e de UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Araçatuba, Santópolis do Aguapeí, Clementina e Guzolândia.

O método de agendamento acorre por meio de triagem, identificando necessidade, indicação médica ou patologia apresentada.