#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos do curso de Direto UniToledo poderão aprimorar seu conhecimento com novo Núcleo de Práticas Jurídicas

Verônica Martin e Mariana Páscua

Os alunos do curso de Direito contarão com novo Núcleo de Prática Jurídica, onde poderão realizar atividades práticas simuladas. O espaço tem entrega prevista para janeiro de 2019. Ainda em processo de finalização, novo núcleo está sendo construído para possibilitar uma ampliação do aprendizado e inovação. Conforme o coordenador do curso, Renato Alexandre da Silva, o espaço visa tornar a prática da atividade profissional o mais próximo da realidade possível para os alunos.

O ambiente é uma sala de aula laboratório multifuncional, com mobília adaptada, onde os universitários poderão realizar simulações de audiências. As aulas desenvolvidas possibilitam ao aluno compreender o funcionamento real das atividades exigidas pelo mercado de trabalho e vivenciá-las por meio de encenações de casos, realizando ações como tribunal do júri e mesa redonda.

Nelas, os discentes desempenham papéis de promotores, juízes, delegados e plateia, analisando casos reais, divulgados pela mídia. É realizado um revezamento de papéis ao longo dos semestres. Com as informações sobre os casos, os alunos os discutem e os julgam. Eles realizarão atividades no núcleo entre o 6º e o 10º semestres, durante os horários de aula.

ESTRUTURA
O espaço foi pensado para ser adaptável à necessidade de cada aula. O núcleo apresenta as ferramentas necessárias para uma aula comum, como slide, microfone, lousa e caderno. Ele também se adapta à todos os tipos de audiências, contando com mesa redonda para audiências de mediação, mesa para o juiz e 104 cadeiras que podem ser recolhidas quando necessário.

Além disso, a mobilidade da sala proporciona a montagem de ambientes diferentes, tornando as aulas mais estimulantes. “Nós queremos que seja diferente. Nosso curso tem 50 anos de atuação, somos ao todo 21 turmas nos períodos diurno e noturno, e os números não serão um obstáculo. Todos os alunos participarão da prática nas três áreas de atuação. Com inovação e interação, temos nosso diferencial”, acrescenta.

BENEFÍCIOS
Com a implementação do novo Núcleo de Práticas Jurídicas, o aluno terá oportunidade de tornar a prática mais real, o que será importante no momento em que ele ingressar no mercado de trabalho, conforme o coordenador. Renato explica que o aluno será treinado para se portar nos diversos segmentos existentes na área judicial, desenvolvendo uma postura melhor e as habilidades essenciais no ramo.

Assim como a formação geral e específica são importantes, a oportunidade de ter simulações no ambiente adequado se mostra ser o diferencial para o futuro do profissional. “Nós nos preocupamos com a pessoa que colocamos no mercado de trabalho e o Núcleo de Práticas Jurídicas faz com que o aluno compreenda desde já o ofício da profissão, aprendendo a advogar, a se portar como delegado ou juiz”, afirma.