#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil participam de Concurso de Concreto

Vitória Frederico

Quando formados, os acadêmicos de Engenharia Civil trabalharão amplamente com concreto, material muito usado na construção civil por sua resistência à água, durabilidade, versatilidade, baixo custo, e até a possibilidade de ser fabricado no local da obra. Uma tradição da graduação no UniToledo já os prepara para essa realidade e está sendo realizada novamente em 2019. Alunos do 1° semestre de Engenharia Civil participam do concurso de concreto como parte das aulas de Introdução à Engenharia no Laboratório de Engenharia Civil. Eles são orientados pela coordenadora, Aline Botini.

Promovido em diferentes etapas, o concurso acontece entre março e abril para o 1° semestre.  Segundo a coordenadora, os acadêmicos foram divididos em sete grupos. Cada um deles fez pesquisas para verificar como fazer um traço de concreto. Depois desse aprendizado, eles colocaram em prática os conceitos adquiridos na aula de laboratório. Entre março e abril, os grupos estão desenvolvendo um traço de concreto que chegue à uma resistência de 20 MPa (megapascal, a unidade padrão de pressão e tensão no Sistema Internacional de Unidades).

“O vencedor será aquele que chegar mais próximo da resistência pretendida, sem muito desperdício e com qualidade”, comenta a professora. São quatro etapas do concurso. Além da pesquisa , da elaboração do traço e moldagem de dois corpos de prova, os alunos farão ensaios dos corpos de prova para avaliar a resistência de cada um. O concurso termina com a premiação.

Essa prática contribui para que os alunos iniciem sua vida acadêmica com pesquisa e prática, conforme Botini. E por fim, apresentarão um artigo nos padrões da norma, possibilitando aos mesmos tanto o envolvimento em laboratório como também ferramentas de pesquisa conceitual.

 

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas