#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos do último semestre de Jornalismo elaboram a 25ª edição da Revista Pretexto, com novo projeto gráfico

Vitória Frederico

Com temáticas como alimentação, vida financeira dos jovens brasileiros, vínculo com animais de estimação e inclusão social por meio de projetos de extensão, a revista laboratorial Pretexto chega à sua 25ª edição. A publicação é desenvolvida por alunos do curso de Jornalismo do UniToledo e contou com uma reformulação gráfica. A Pretexto é elaborada no último ano do curso. Uma edição da revista é desenvolvida pela turma durante 7º semestre e outra, no 8º semestre. Clique aqui para ler.

Todos os alunos do período participam do trabalho, e nesta edição, a criação da revista contou com a colaboração de 25 alunos. De acordo com o professor que ministra a matéria de Jornalismo de Revista, Paulo Mantello, os alunos contribuem primeiramente ao participar de uma reunião de pauta para que os assuntos sugeridos sejam discutidos em grupo.

DIVISÃO
A turma é dividida em duplas ou trios que desempenham todas as funções de jornalistas profissionais na elaboração de uma revista: as atividades realizadas por eles vão desde a reportagem até a redação, fotografia, infografia e diagramação.

No 8º semestre do curso, há um reforço no aprendizado de edição de revista com a disciplina de Edição, também ministrada pelo professor Clayton Khan. A confecção da Pretexto é resultado de um trabalho interdisciplinar desta matéria com a aula de Jornalismo de Revista. Na revista, os alunos podem aplicar também todo o conhecimento teórico absorvido nas demais disciplinas.

ASSUNTOS
“Nós professores orientamos, corrigimos, mas os alunos que são responsáveis por todo o trabalho”, comenta Paulo. Vários temas são abordados na revista Pretexto, como alimentação na faculdade, móveis multifuncionais, cultura regional e consumo consciente.

O diferencial da edição de 2018 é que os alunos puderam fazer uma reformulação gráfica do design da revista. Houve uma renovação do logotipo, tipografias e fotos, tudo pensando para o meio digital, pois a revista é disponibilizada no portal do UniToledo para acesso do público.

Notícias Relacionadas