#Notícias Unitoledo
 
 

Alunos integrantes do grupo de estudo do curso de Fisioterapia participam do ENEPE 2018

Por Gabriela Fagundes

Na última quarta-feira (24), quatro acadêmicos integrantes do GEFITO (Grupo de Estudos em Fisioterapia Traumato-Ortopédica) do UniToledo participaram do XXIII ENEPE (Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão) organizado pela UNOESTE (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente. Durante o evento, a aluna Yasmin Giroldo dos Santos, do 8º semestre de Fisioterapia, apresentou a pesquisa desenvolvida pelo grupo, “Avaliação do risco de quedas em idosos institucionalizados”.

Segundo Yasmin, o projeto foi desenvolvido por meio do método de avaliação “Timed Up and Go Test”,  utilizado para avaliar a mobilidade de uma pessoa e que requer equilíbrio estático e dinâmico. O objetivo era avaliar o risco de quedas de idosos de uma determinada instituição. “Sabemos que com o envelhecimento nosso organismo gera diversas alterações fisiológicas, dentre elas a musculoesquelética, diminuindo a massa e a força muscular, gerando assim um grande risco de quedas”, explica.

Os resultados obtidos apontam que 50% dos idosos correm de moderado a alto risco de quedas. “A fisioterapia é essencial para os mesmos, realizando exercícios para melhora da propriocepção e equilíbrio, e com orientações para com o ambiente em que esses idosos vivem”, afirma a discente.

Além de contribuir academicamente com os dados coletados, Yasmin ainda acrescenta que o evento e a pesquisa foram de grande importância para o seu desenvolvimento pessoal. “É uma carga curricular bem grande. Esse trabalho serviu para abrir meus olhos para coisas que não tinha me interessado antes, o ENEPE foi minha primeira apresentação fora e acho que todos devem experimentar isso”.

GRUPO DE ESTUDO
A pesquisa foi orientada pelos professores Fábio Yoshikazu Kodama e Flávio Pulzatto, e desenvolvida pelos alunos Emmanuel Rodrigo Lulio, Fernanda Lui da Silva, Gabriela Campos Viterbo, João Pedro Avanço Fortin, Luana de Carvalho Pereira e Yasmin Giroldo dos Santos.

Notícias Relacionadas