#Notícias Unitoledo
 
 

Professora reflete sobre ‘As Mulheres na História do Brasil’ em palestra do Fórum Jurídico UniToledo

Por Gabriela Fagundes

A abertura do 15° Fórum Jurídico nesta segunda-feira (27), foi marcada por debates relacionados à mulher e seu papel na sociedade. A segunda palestrante do dia, Angela Inês Liberatti, coordenadora do curso de licenciatura em História do UniToledo e professora de Direito, abordou o tema “As Mulheres na História do Brasil”.

A professora propôs uma reflexão sobre a discriminação da mulher na sociedade, utilizando a história para questionar o presente. Ao longo da palestra, Angela citou eventos históricos como a imagem da mulher criada pelo Cristianismo e a conquista do voto feminino no Brasil em 1934, dando ênfase à questão de que a desvalorização da mulher ocorre mesmo com a existência de leis. “Se queremos uma mudança na consideração sobre a mulher, temos que trabalhar no campo social, não somente no campo da legislação”, explica.

A palestrante ainda ressaltou o papel da mídia na criação de ideais e valores, como o da imagem do corpo e comportamento ideal que se espera de uma mulher, e mencionou o fato de que a desvalorização seria ainda mais acentuada no caso de mulheres negras e indígenas. “A minha ideia é propor questionamentos ao invés de solução. Porque a solução tem que vir de uma mudança de postura de todos, inclusive da própria mulher”, conclui Angela.

Notícias Relacionadas