#Notícias Unitoledo
 
 

Calouros de Direito participam de palestras sobre a área ao longo da semana de Volta às Aulas

Verônica Martin

As atividades da semana de Volta às Aulas do UniToledo ajudam a apresentar aos calouros a realidade dos cursos e do mercado da área em que vão se formar. No caso do curso de Direito, a programação foi marcada por palestras. Entre ações realizadas pela graduação, os ingressantes puderam participar de bate-papos ministrados por professores e coordenador do curso com temas como “Advocacia na atualidade” e “ Carreiras jurídicas”.

Com o intuito de familiarizar os novos alunos com o ambiente acadêmico, com a vida profissional e com o Direito em geral. Ass palestras abordaram os novos desafios nos vários ramos da advocacia e como o profissional da área deve enfrentá-los. Participaram da primeira palestra os professores Moacyr Miguel de Oliveira, que aplica as disciplinas de Teoria do Direito, Processo Civil e Processo Coletivo; Paulo Roberto Cavasana Abdpo, de Direito Civil, e Jefferson Jorge da Silva que leciona de Direito Penal. Além disso, o coordenador do curso Renato Alexandre da Silva Freitas esteve presente no evento, dando boa-vindas aos alunos.

IMPORTÂNCIA
Os professores trataram também de assuntos como as novas tendências de mercado, ações coletivas, direito desportivo, penal e econômico, cibernético e família. O professor Moacyr afirma que é de extrema importância esse primeiro contato dos calouros com o direito por meio da programação. “É importante tratar desse assunto para orientá-los sobre algumas questões essenciais para a graduação em Direito, a exemplo do estágio, da pesquisa científica e elaboração de artigos científicos, participação em eventos e grupos de pesquisa,  o contato com o ambiente forense em audiências, tribunal do júri”, afirma. Ele também abordou a necessidade da leitura, do aperfeiçoamento da redação, do desenvolvimento da oratória, requisitos imprescindíveis para o sucesso na carreira profissional.

Os alunos foram orientados sobre as carreiras jurídicas na esfera pública e privada em palestra ministrada pelos professores Marcelo Yukio Misaka e Paschoalik conversaram com os novos integrantes da família UniToledo  sobre as opções de trabalho para quem se forma em Direito, como atuar como procurador (a), promotor (a) de Justiça, defensor (a), juiz (a), delegado (a), ou com Direito Civil, Empresarial, Penal e Trabalhista. Os mestres informaram as características de cada ambiente de trabalho e as principais dificuldades encontradas.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas