#Notícias Unitoledo
 
 

Centro Universitário Toledo realizou 1ª Mostra de Direitos Humanos no Ensino Superior

Por Gabriela Fagundes

Entre os dias 8 e 10 de outubro aconteceu a 1ª Mostra de Direitos Humanos no Ensino Superior: Compreender, Respeitar e Proteger. Nos dois primeiros dias do evento, as turmas do último semestre de Direito, Jornalismo e Publicidade e Propaganda tiveram a oportunidade de assistir palestras sobre diversos assuntos ministradas por egressos de Direito, professores e participantes do Grupo de Pesquisa em Direito Internacional Contemporâneo. No terceiro dia, foi possível fazer um tour pela mostra, guiada pelos acadêmicos do grupo.

No primeiro dia do evento (8), os palestrantes ministraram sobre igualdade de gênero e violência contra a mulher; a importância da proteção dos direitos humanos dos migrantes e refugiados no Brasil; comunidades quilombolas e afrodescendentes; a proteção dos direitos humanos das crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência; liberdade de expressão e o discurso de ódio na atualidade; e liberdade religiosa e tolerância.

No segundo dia (9), foram abordados assuntos como: a ditadura no Brasil; diversidade e proteção da população LGBTI; a proteção dos direitos humanos da população indígena no Brasil; direitos humanos e meio ambiente; combate do trabalho escravo no Brasil; e o sistema prisional no Brasil e a proteção dos direitos humanos. Saiba um pouco sobre alguns temas ministrados durante a mostra:

Direitos humanos são indispensáveis para a vida humana, explica professor do UniToledo e organizador de mostra em entrevista
1ª Mostra de Direitos Humanos do UniToledo traz informações sobre os direitos da comunidade LGBTI+
1ª Mostra de Direitos Humanos conscientiza sobre igualdade de gênero e violência contra mulher
Liberdade e tolerância religiosa é tema de debate na 1ª Mostra de Direitos Humanos do UniToledo
‘Direitos Humanos, Memória, Verdade e Justiça’ aborda a ditadura durante 1ª Mostra de Direitos Humanos
Primeira Mostra de Direitos Humanos do UniToledo aborda a preservação do meio ambiente
Combate à escravidão contemporânea faz parte da 1ª Mostra de Direitos Humanos do UniToledo
Primeira Mostra de Direitos Humanos do UniToledo aborda os direitos de crianças, adolescentes, idosos e pessoas com deficiência
1ª Mostra de Direitos Humanos fala sobre as condições atuais das populações indígenas no Brasil
Mostra de Direitos Humanos trata da diferença entre liberdade de expressão e discurso de ódio
A população negra e os quilombolas são tema da 1ª Mostra de Direitos Humanos do UniToledo
Direitos dos refugiados e imigrantes são abordados na 1ª Mostra de Direitos Humanos do UniToledo

A MOSTRA
A “1ª Mostra de Direitos Humanos no Ensino Superior: Compreender, Respeitar e Proteger” foi organizada pelo professor Luciano Meneguetti Pereira, juntamente com o Grupo de Pesquisa em Direito Internacional Contemporâneo do Centro Universitário Toledo. A mostra tinha como objetivo educar o público sobre a importância do respeito e da tolerância com assuntos ou pessoas diferentes de nós. Qualquer pessoa tem direito à crença religiosa, filosofia, ideologia política, liberdade de expressão, entre outros, sendo preservada a sua vida e dignidade.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas