#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmicos de Engenharia Agronômica desenvolvem projeto de Horta Solidária em entidades da região

Por Gabriela Fagundes

Buscando promover junto à comunidade um ambiente de inclusão, humanização e sustentabilidade, os alunos do 6º semestre de Engenharia Agronômica desenvolveram o projeto de Horta Solidária para a disciplina “Olericultura I” sob a supervisão do professor Daniel Carvalho Leite. Nele, os estudantes realizaram plantio de hortaliças em entidades de Araçatuba e região. O projeto segue várias etapas, tendo início no começo do semestre e sendo finalizado ao final da disciplina.

Segundo o professor, o projeto foi norteado pelos valores, visão e missão da instituição, que visa à inovação, humanização, qualidade e sustentabilidade. O objetivo é proporcionar a prática aliada aos conhecimentos teóricos adquiridos em salas de aula por meio do cultivo de hortaliças orgânicas. Dessa forma, é possível proporcionar uma melhor qualidade de vida aos participantes de forma humanizada, estimulando o desenvolvimento do trabalho solidário e uma melhoria na alimentação.

PROJETO
O projeto será desenvolvido durante as disciplinas de “Olericultura” I e II, de acordo com o cronograma de cada equipe e com as etapas necessárias para a execução da horta. Divididos em dez grupos, os acadêmicos fizeram um levantamento das instituições que sentem a necessidade de produzir alimentos olerícolas para o próprio consumo. Depois foram verificados quais os alimentos de interesse e a quantidade necessária voltada para o consumo de cada instituição.

Segundo Carvalho, para a concretização da horta são seguidas as seguintes etapas: é feito o levantamento da área, tipo de horta a ser implementada, dimensionamento dos canteiros, análise do solo para verificar a necessidade de adubação, projeto de irrigação, escalonamento de plantio de sementes e transplantio de mudas, monitoramento de pragas e doenças, colheita, além de algumas técnicas inovadoras particular de cada projeto.

PARCERIA
Cada grupo de Engenharia Agronômica conta com a participação de alunos de Arquitetura e Urbanismo. Enquanto a turma de agronomia executa a horta, a turma de arquitetura estabelece o projeto paisagístico do local, contribuindo para o bom resultado do projeto. As atividades desenvolvidas pelos futuros arquitetos são acompanhadas pela coordenadora Ana Paula Sader durante reuniões organizadas com a turma.

INSTITUIÇÕES
Em Araçatuba, o projeto é desenvolvido nas instituições: APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Lar São João, Associação Albergue Noturno Senhor Bom Jesus da Lapa, Asilo São Vicente de Paulo e Casa Lar. Em Birigui: Super Creche e Centro de Educação Infantil Ana Souto Trevisan. Em Guararapes: Creche Elsa Fumie Umebayashi Nacagami. Em Valparaíso: Asilo São Vicente. E em Lurdes: Escola Estadual Dr. Pio Antunes de Oliveira.

 

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas