#Notícias Unitoledo
 
 

Começa nesta segunda-feira (21) a 3ª Semana Acadêmica das Engenharias do UniToledo

Os alunos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção do UniToledo participam entre os dias 21 e 25 de outubro da 3ª Semana Acadêmica das Engenharias da instituição.

Exclusivas para os acadêmicos das quatro graduações, as atividades abrangem palestras e minicursos, sendo que as primeiras ocorrerão no auditório Damásio Evangelista de Jesus, situado no prédio 1, e as outras na sala do 2º semestre C das Engenharias, no prédio 2. O início é sempre às 19h30.

O coordenador do curso de Engenharia Elétrica, Wesley Pontes, afirma que a Semana contribuirá para o aprimoramento da formação dos futuros engenheiros, visto que os colocará em contato com profissionais do mercado que, em sua maioria, são gestores de grandes empresas, as quais buscam a cada dia por engenheiros para tais posições. “Em contra partida temos também pesquisadores de instituições públicas para nos atualizar do ‘estado da arte’ de determinados assuntos específicos”, completa.

Estar mais próximo da realidade do mercado de trabalho é outro diferencial para os participantes dos eventos da Semana Acadêmica, segundo o coordenador do curso de Engenharia de Produção, Sérgio Ricardo Mazini. “Este ano em particular será o primeiro ano da participação da turma de Engenharia de Produção, o que agregará novos e diversificados temas para o evento”, ressalta.

PROGRAMAÇÃO
A cerimônia de abertura da Semana contará com duas palestras. A primeira será ministrada pelo presidente do Crea (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) do Estado de São Paulo, Francisco Kurimori. Em seguida, o professor livre docente da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Ilha Solteira e conselheiro do Crea Adriano Souza abordará o tema “Importância das disciplinas do currículo básico na atuação profissional”.

No mesmo horário desta última, ocorrerá uma terceira palestra no Núcleo de Práticas Jurídicas, situado também no prédio 1. “Lean Manufacturing” será o tema da apresentação do doutorando em Engenharia de Produção Fábio Molina.

O minicurso desse dia terá como temática “Parker, fornecedor de produtos para Pneumática e Óleo Hidráulica”.

Na terça-feira (22), o diretor geral da Solis Indústria e Comércio de Aquecedor Solar, Luiz Antônio dos Santos Pinto, palestrará sobre “Aquecedor Solar Tecnologia e Inovação”. O minicurso da noite será sobre calculadora HP, ministrado pelo professor do UniToledo Wander Martins.

A terceira noite da Semana começará com a palestra do gerente técnico da qualidade da Aperam Stainless Service and Solutions Brazil, Eurico Fernando de Miranda, que falará sobre “Aços Inoxidáveis, Fabricação e Aplicação”. O docente do UniToledo Evandro Estevam abordará no minicurso “Excel Avançado”.

“Plásticos de Engenharia e Aplicação” será o tema da quinta-feira (24). Na seção de minicurso, “PROTEUS – ferramenta de design e simulação eletrônica e aplicações industriais” será ensinado pelos professores Marcelo Sanches e Renan Kozan.

O encerramento da Semana terá a palestra “Uma abordagem voltada à Automação Industrial e Robótica”, ministrada pelo professor do Instituto Federal do Estado de São Paulo Aurélio Moreira da Silva Neto. O último minicurso será sobre “Sketch Up como Ferramenta para Projetos em Geral”, que será ministrado pelo projetista em Sistema de Aquecimento Solar da Solis Aquecedor Solar, Edson Kenji.

Todas as atividades são resultantes do trabalho conjunto realizado pela reitoria, pró-reitorias, coordenações e alunos dos cursos. “Todos se empenharam para trazer o melhor para o UniToledo, afinal, o nome da instituição remete à excelência”, finaliza Wesley.