#Notícias Unitoledo
 
 

Coordenador de Administração e RH busca novidades para os cursos em capacitação na Finlândia

Por Vitória Frederico

A Finlândia é considerada um dos países mais avançados em termos educacionais e é exemplo mundial no âmbito do ensino. O coordenador dos cursos de Administração e Gestão de Recursos Humanos, Maurício Quirino, deslocou-se até a nação localizada no norte europeu para comprovar, avaliar e adquirir o conhecimento finlandês para adaptá-lo aos cursos do UniToledo. A intenção é oferecer o melhor conteúdo educativo possível aos universitários.

O coordenador participou do Programa de capacitação na TAMK (Tampere University of Applied Sciences), que como o nome indica fica na cidade de Tampere na região de Pirkanmaa na Finlândia. O curso contou com a presença de 17 participantes, todos eles professores e coordenadores de 16 instituições de ensino superior brasileiras. Eles buscavam vivenciar as ações educação promovidas na Finlândia para replicá-las no Brasil. A universidade visitada  por Quirino é conhecida por desenvolver uma série de programas que fazem parte de uma iniciativa chamada “Global Education”, voltada para instituições do mundo inteiro.

O ENSINO
Quirino observa que uma das características principais do ensino finlandês é o foco na prática profissional. Lá, o desenvolvimento da parte teórica é breve, conforme o coordenador. “Os alunos solucionam problemas reais do cotidiano utilizando metodologias ativas e o conhecimento de forma aplicada”, destacou ele.

O coordenador percebeu também que na Finlândia a responsabilidade de buscar conhecimentos fica por conta dos alunos. O professor atua como um “coach” e não entrega as informações prontas.

Segundo o coordenador, outra particularidade marcante no país é o ambiente de aprendizagem, com salas para desenvolver o conhecimento prático. São propostas aulas em indústrias, florestas e diversos outros ambientes estimulantes e criativos, fornecendo ao aluno uma forma diferenciada de obter informações.

NOVIDADE
Como “lição de casa” depois dessa incrível experiência, o coordenador Maurício Quirino investirá o conhecimento adquirido em ações para o segundo semestre. “Aqui dentro do UniToledo já temos programas sendo preparados para complementar os cursos de Administração, Recursos Humanos, na Pós Graduação e nos demais cursos da instituição. Afinal, tudo o que nós trouxemos de lá poderá ser aproveitado para melhorar ainda mais a qualidade de ensino”, conclui Quirino.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas