#Notícias Unitoledo
 
 

Coordenadora do Curso de Administração do UniToledo, Juliene Leoni, fala sobre a atuação e importância do profissional da área

Vitória Frederico

De acordo com os dados mais recentes do Ministério do Trabalho, os administradores estão entre os mais procurados pelas empresas do Brasil, ocupando o quinto posto no ranking das profissões. A professora coordenadora de Administração do UniToledo, Juliene Leoni, conta quais são as possibilidades de ocupação e locais de trabalho que o formado terá na área do curso.

Ela esclarece que o graduado em Administração está apto a trabalhar em todas as empresas sejam elas de grande, médio ou pequeno porte. Além do mais, o graduado em Administração pode optar por empreender e abrir seu próprio negócio em diversas áreas.

Atualmente, empresas de todos os portes e setores precisam ser bem administradas para sobreviver. Por isso, os profissionais dessa área contam com um mercado de trabalho quase sempre estável. Atualmente, observa-se até uma leve expansão.

DEPARTAMENTOS
“Um ponto positivo desse profissional é a habilidade de trabalhar em vários departamentos dentro das empresas, como Recursos Humanos, Logística, Marketing e Finanças, projetos, inovação entre muitos outros”, comenta a professora. Juliene diz que a demanda pelo profissional Administrador é sempre alta, neste momento algumas áreas despontam como área de finanças, nas empresas do agronegócio, tecnologia e saúde.

Além dos tradicionais campos voltados para o setor de marketing, as empresas do segmento médico, de bens de consumo e tecnologia. Nos momentos de baixa econômica, o profissional ganha importância para otimizar custos, racionalizar investimentos e aumentar a produtividade. As micro e pequenas empresas são as que mais crescem no Brasil — ultrapassando a marca de 6 milhões cadastradas. Trata-se de um segmento altamente receptivo para um bacharel em Administração.

“Grande parte dos estudantes de Administração já ingressou na graduação com o sonho de montar um negócio próprio o que é — diga-se de passagem — vital para o desenvolvimento da economia e do país”, conta Juliene.

FORMAÇÃO
O curso de Administração do Unitoledo traz uma formação sólida nas teorias e bases da ciência da Administração e, neste novo formato do curso, as disciplinas de Inovação, Empreendedorismo e Estratégias ganham destaque. Cada semestre do curso conta com uma disciplina de Projeto Integrador. Estas disciplinas tem o objetivo de fazer, ainda mais forte, este elo entre a teoria e a prática.

Além disso, durante o curso também são abordados assuntos referentes à gestão (de pessoas, financeira, logística, etc), empreendedorismo e técnicas de administração de empresas, novos modelos de negócios, inovação. Ao sair da faculdade, o administrador recém-formado possui uma base teórica bastante abrangente sobre como conduzir com excelência os mais diversos setores de uma empresa.

De acordo com a coordenadora, um bom administrador deve ser capaz de planejar, organizar, controlar, coordenar e comandar as mais diversas áreas, funções e departamentos de uma empresa. Atualmente a Inovação em Negócios e as novas formas de gestão assim como o surgimento das startups, demanda um profissional que está habilitado para resolver problemas e alcançar objetivos.

Notícias Relacionadas