#Notícias Unitoledo
 
 

Curiosidade transformada em paixão: ex-aluno de Gastronomia cria cafeteria e se torna chef de cozinha

Por Gabriela Fagundes

No início era apenas curiosidade e com o tempo se tornou paixão. O ex-aluno e atual chef de cozinha Gabriel da Fonseca Diniz, antes de se encantar pela Gastronomia, costumava reproduzir pratos preparados em programas televisivos por achar interessante. “Quando me dei conta já estava na sala de aula e apaixonado pela gastronomia”, conta Diniz, que não esperava que pudesse trabalhar como profissional na área.

O egresso iniciou os estudos em 2016 e se formou em agosto deste ano. Antes mesmo da colação de grau, já atuava na Santo Pão Cafeteria ao lado de sua sócia Juliana de Oliveira Vieira Diniz. “Tudo começou pelo interesse na panificação. A partir disso comecei a me aprofundar no mundo dos pães. E eu amo café. Fiz curso de Barista para entender tudo sobre café e os tipos de extração. Devido ao amor por essas áreas surgiu a Santo Pão Cafeteria”, comenta.

BASE TEÓRICA E PRÁTICA
Segundo Diniz, o UniToledo contribuiu para que conseguisse encontrar a área na qual queria se dedicar, além do conhecimento teórico e prático proporcionado ao longo do curso. “A instituição me deu a base e me fez enxergar qual área dentro da Gastronomia seguir. O curso me deu a base de como seria a rotina de um chef e administrador de um restaurante, desde cálculos, desperdício de alimentos à técnicas na Gastronomia”, acrescenta.

Há dois anos, Diniz e Juliana começaram o planejamento para a concretização da cafeteria, que em outubro comemora um ano em atividade. Segundo o chef de cozinha, no local são oferecidos pães artesanais de fermentação natural, assim como croissants, donuts, quiches e doces.

Na parte de cafés, há diversos tipos de extração, como expresso, coado, french press e aeropress. “Nós nos preocupamos com o cuidado dos grãos. Eles são torrados semanalmente e moídos na hora”, explica o egresso. Localizada em Araçatuba, a cafeteria oferece diversos tipos de alimentos e bebidas.

FUTUROS CHEFS
Para aqueles que pretendem ingressar na área ou que se formarão em breve, o conselho é para que nunca desistam de seus objetivos, mesmo com as dificuldades encontradas ao longo do caminho. “Se dediquem ao máximo e façam o melhor que puderem em sua condição, vocês sairão prontos para essa nova fase”, incentiva Diniz.

Notícias Relacionadas