#Notícias Unitoledo
 
 

Curso de Biomedicina realiza encontro regional pelo segundo ano durante semanas acadêmicas

Por Gabriela Fagundes

Entre os dias 29 e 31 de agosto acontece a semana acadêmica do curso de Biomedicina, o 2º ERBA (Encontro Regional de Biomedicina em Araçatuba). O encontro trará profissionais de renome da área e será promovido por meio de palestras e minicursos, nos quais serão abordados temas como: Imagenologia, Farmacologia (anticoncepcionais e trombose), Vacinas, Banco de sangue e Estudo do câncer.

Segundo a coordenadora do curso, Tatiane Petroni, para a seleção dos palestrantes foi realizado um levantamento prévio dos assuntos que mais interessavam aos alunos, dando prioridade aos temas não abordados em edições anteriores, de modo que os acadêmicos conheçam os diferentes campos de atuação do biomédico.

O encontro foi organizado pela coordenadora e pelo técnico do Laboratório de Análises Clínicas, Matheus Janeck, juntamente com alunos do 6º e 8º semestres, o que mostra a importância da participação do acadêmico não somente durante o evento, como também na idealização.

Tatiane ainda ressalta a importância de atividades como essa para o estudante: “É o momento de interação dos alunos do curso, de conhecer mais sobre a profissão com especialistas que atuam no mercado e de realizar contato com estes profissionais para oportunidades futuras depois de formados”.

PROGRAMAÇÃO
Na quarta-feira (29), às 19h, o biomédico Henrique Francisco Alves ministrará a palestra “O papel do Biomédico no diagnóstico por imagem”. Às 20h40, a mestranda em Tecnologia Ambiental, Jéssica Patrícia Corrêa Brunhara, abordará o tema “Impactos ambientais na área da saúde e Inovação tecnológica”. Às 20h40 também acontece o minicurso “Procedimentos invasivos no tratamento de gordura localizada” ministrado pela biomédica esteta Rosangela Guzzi Sampaulo, no Laboratório de Estética.

Na quinta-feira (30), os acadêmicos irão aprender sobre a “Influência do uso de anticoncepcionais orais sobre o desenvolvimento de trombose” com a biomédica Profa. Dra. Priscila Cassolla, às 19h. Logo em seguida, a doutora em Imunologia Básica e Aplicada Fernanda de Freitas Anibal ministrará a palestra sobre “Vacinação: A atuação no organismo e Importância no controle de doenças diante ao movimento antivacinas”.

Enquanto acontece a palestra, a mestra em Patologia Michelle Almeida da Paz ministrará o minicurso “Bioinformática: uso de ferramentas computacionais para estudo de variabilidade genética humana”, no Laboratório de Inovação Acadêmica.

No último dia do evento (31), às 19h, a coordenadora técnica do Banco de Sangue da Unimed de Araçatuba, Janaína de Souza Lima Guilherme, palestrará sobre “A atuação do profissional Biomédico no Banco de Sangue”. O encontro continua com a palestrante Olivia Borghi Nascimento, pesquisadora e mestranda em Ciências da Saúde, com o tema “Busca por biomarcadores e novas técnicas de biologia molecular”, às 20h40.

O último minicurso será ministrado pelo doutor em Ciências Biológicas José Carlos Pansonato Alves com o tema “Citogenética”, das 19h às 22h, no Laboratório de Análises Clínicas.
O evento é aberto para o público e gratuito apenas para alunos do Centro Universitário Toledo. Para o público interessado em participar das palestras, o valor a ser desembolsado será de R$30, já para o minicurso o investimento será de R$25. As vagas para os minicursos são limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A programação completa da semana acadêmica pode ser conferida aqui.

SEMANAS ACADÊMICAS
Além das ações específicas de cada curso, as Semanas Acadêmicas UniToledo contam este ano com quatro palestras abertas a toda a comunidade acadêmica. O historiador e professor Leandro Karnal que ministrará palestra com o tema “Sociedades Inteligentes” na segunda-feira (27), às 20h, no Ginásio de Esportes Plácido Rocha. Na terça-feira (28), o ginásio receberá o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé que falará ao público sobre o tema “O Futuro da Sociedade”, a partir das 20h.

O penúltimo dia das Semanas Acadêmicas UniToledo será com o radialista, apresentador e colunista Marcos Piangers com a palestra “Inovação: Uma Espiada no Futuro”. O bate-papo ocorrerá às 20h de 3 de setembro, no ginásio. Com histórico como apresentador de programas televisivos, comentarista e educador, Marcelo Tas ministrará a palestra de encerramento “Inovação: A Criatividade na Era Digital”, às 19h30, do dia 4, também no ginásio. Clique aqui para mais informações.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas