#Notícias Unitoledo
 
 

Curso de Educação Física do UniToledo é o único da área a participar de Simpósio em Saúde 2018

Por Rafaela Tavares

O curso de Educação Física do UniToledo foi o único da área a participar do 9º SIM Saúde (Simpósio em Saúde 2018). Estudantes e professores da graduação apresentaram trabalhos durante o evento, realizado na FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) no último sábado (22). Ao todo, estiveram presentes no simpósio quatro acadêmicos e cinco docentes do centro universitário, o que inclui também uma professora de Nutrição. O evento tem como público alvo os profissionais, estudantes e interessados em áreas voltadas à promoção de saúde e qualidade de vida. A programação foi apresentada das 8h às 18h.

Neste ano, os trabalhos foram disponibilizados durante o evento nos formatos de banner e rodas de conversa. O processo de seleção para participação do simpósio é feito em três fases: inscrição no site da Unesp, submissão e aprovação dos trabalhos. Foi a primeira vez que alunos e professores do UniToledo participaram do evento.

Segundo o professor do UniToledo Luís Carlos Nobre de Oliveira, que também fez parte da comissão organizadora do simpósio, os docentes de Educação Física envolvidos nos trabalhos foram Rodrigo Detone Gonçalves, Wagner Garcez de Melo, Thiago Barbosa Zambon e o próprio Oliveira. Participaram os alunos Thiago Romero Schinke, João Carlos Rodrigues, Adrielle Cristina Ferreira dos Reis, e Bruno Guilherme Guanais Silva. A professora de Nutrição Mariane Pravato Munhoz também orientou um dos trabalhos.

TRABALHOS
Entre os projetos apresentados estava o banner “Análise de qualidade de vida e aspectos emocionais em homens e mulheres idosos praticantes de treinamento concorrente”, assinado por Rodrigues, dos Reis, de Mello, Zambon e Detone. O trabalho foi realizado pelos alunos e orientado pelos professores como parte do projeto de extensão “Eternamente Moços”, uma parceria com a Unimed.

A roda de conversa “Aumento da secção transversa muscular relacionada ao treinamento resistido com diferentes intensidades de carga”, apresentada no evento, surgiu a partir do trabalho de campo desenvolvido por Romero com orientação de Oliveira e Munhoz. O trabalho será publicado nos anais do simpósio. Já o banner “Programa de promoção ao desenvolvimento motor e qualidade de vida de crianças e adolescentes”, que também integrou a programação foi desenvolvido por Silva e faz parte do projeto de extensão do curso em conjunto com o 20º agrupamento de bombeiros de Araçatuba.

Ao todo, o simpósio contou com 17 banners e 45 rodas de discussões. O evento trouxe atividades como palestras, mini cursos e debates.

Notícias Relacionadas