#Notícias Unitoledo
 
 

Curso de Farmácia do UniToledo realiza coleta de medicamentos para doação ou descarte ambientalmente correto

Mariana Páscua

Os alunos do 1° semestre do curso de Farmácia do UniToledo, junto ao coordenador Everson Stábile, estão realizando a ação de coleta e seleção de medicamentos para destinação correta. A ação é solidária e sustentável previne a automedicação e evita a poluição dos corpos d’ água. O objetivo é o de que as medicações em bom estado possam ser destinadas à uma instituição beneficente ou descartadas de forma ambientalmente correta.

Este é o segundo ano que o curso realiza a ação, de acordo com o coordenador. No ano passado, os remédios arrecadados dentro da validade e em estado de uso foram destinados às Voluntárias no Combate ao Câncer de Birigui, que realizam o encaminhamento das doações ao Hospital do Amor, Hospital de Câncer de Barretos.

De acordo com Stábile, o projeto surgiu com seu Mestrado em Tecnologia Ambiental e com a preocupação da contaminação da água, ocasionada pelo descarte dos remédios em pias, ralos ou descargas. Ele percebe a importância de conscientizar os alunos do curso, futuros farmacêuticos.

“O descarte incorreto favorece a contaminação dos corpos d’água utilizados para nosso abastecimento e não possuímos tratamentos convencionais eficazes para a retirada desses componentes. Portanto, surgiu a ideia de recolher os medicamentos sem uso, encontrados nas gavetas. Assim, prevenimos o uso abusivo e indiscriminado dos medicamentos e realizamos uma boa ação. Os que estão em condições de uso são doados, já os que passaram da validade são descartados de forma consciente”.

Ele ressalta que o uso de medicamentos deve ser feito somente com a prescrição médica e as medicações vencidas, coletadas pelo curso na ação serão recolhidas por uma empresa especializada para a destinação adequada dos resíduos de forma ambientalmente correta.

Notícias Relacionadas