#Notícias Unitoledo
 
 

Coordenador e professor de Gastronomia tomam posse como conselheiro e vice no Conselho Municipal de Turismo de Araçatuba

Mariana Páscua

O coordenador do curso de Gastronomia, Helerson de Almeida Balderramas, tomou posse como Conselheiro Municipal de Turismo da cidade durante a sessão solene do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR). Seu vice é o professor Paulo Fernandes, também docente da mesma graduação.  A cerimônia foi realizada na tarde da última terça-feira (26), no salão azul da prefeitura Municipal de Araçatuba.

De acordo com o coordenador, o conselho é um órgão municipal consultivo e deliberativo que conta com a participação da população na aprovação de projetos importantes para o desenvolvimento local. A conquista é muito significativa para o curso, visto que recentemente Araçatuba recebeu do Governo Estadual o título de Município de Interesse Turístico (MIT).

“Ter representatividade nessas decisões coloca a voz da população acadêmica, que de certa forma em seus estudos, pesquisas e projetos buscam a solução de problemas locais na pauta dos órgãos públicos. Principalmente agora em que Araçatuba recebeu a titulação de município de interesse turístico, muitos recursos e incentivos estão por vir! ”.

REPRESENTAÇÃO
A respeito da representação do curso por dois docentes no conselho, o coordenador afirma que ambos participarão efetivamente das reuniões ordinárias e extraordinárias do COMTUR e estarão à disposição dos alunos para discussão acadêmica dos assuntos buscando assim, resultados mais assertivos.

“Os projetos do curso e do Grupo de pesquisa Patrimônio e Memória coletiva poderão ser levados ao COMTUR para apreciação dos demais membros do conselho e encaminhados para efetivação de propostas”.

Balderramas relata que para representar uma instituição de ensino no conselho municipal de turismo foi necessária a indicação de 10 cidadãos atuantes da respectiva categoria.
“Fiquei muito lisonjeado com as indicações que recebi, principalmente por ter formação acadêmica nessa área e estar morando em Araçatuba há pouco tempo e já poder contribuir para o desenvolvimento turístico local. Fui presidente do COMTUR de Bauru de 2004 a 2009, portanto trago essa experiência ao grupo”.