#Notícias Unitoledo
 
 

Egressos de Publicidade e Propaganda apresentam realidade do mercado a calouros durante Volta às Aulas

Rafaela Tavares

“O que me aguarda depois da formatura?”, “Quais tipos de atividades vou poder realizar como profissional?”, “Como serão minhas chances de conseguir um emprego na área?”. Essas são algumas das perguntas que surgem na mente de quem inicia um curso superior. A programação de recepção aos calouros de Publicidade e Propaganda contou com atividades que trouxeram algumas respostas para os ingressantes. Entre as atrações de Volta às Aulas, os novos alunos puderam participar de bate-papos com ex-alunos que estão inseridos em diferentes segmentos do mercado da região.

A assistente de marketing da La Femme Calçados Joice Suniga, 24, foi uma deles. Ela abordou a realidade de quem trabalha no setor de marketing dentro de empresas e acredita que a experiência foi gratificante. “Poder dividir as minhas experiências com quem esta começando agora é muito importante, afinal, já estive no lugar deles e é sempre bom ter algo em que se inspirar.” Joice começou a atuar na área desde o período como estudante universitária. Ela passou seis meses como assistente de marketing em uma agência de propaganda em Birigui e depois iniciou o trabalho na La Femme. “Contar nossas experiências e vivências da vida profissional, pode mostrar para os novos alunos que é possível e está muito perto de cada um, só precisa de determinação e muita coragem para desbravar o mercado.”

A diretora de marketing da Adrun, Tayná Borijo Menezes falou sofre desafios, estágios, o que os quatro anos de curso acrescentaram à sua vida e relatou um pouco da experiência pessoal. A ex-aluna também abordou o amplo leque de segmentos possíveis na área. “É gratificante, logo eu que peguei meu diploma há exatos oito dias, receber um convite para compartilhar um pouquinho dos meus 4 anos de Unitoledo.” Apesar de recém-formada, Tayná exerce a profissão há um ano na Adrun. Ela considera importante a troca de experiências com os estudantes. “A troca de conhecimento entre alunos e ex-alunos favorece os dois lados, é um sentimento mútuo.”

DIA A DIA
O gestor de projetos da Agência Draftz, Olavo Martins falou aos alunos sobre os acertos e erros no dia a dia de um publicitário. “Direcionei o assunto para o acesso a informação, que só é adquirido através do estudo, e como ele pode contribuir na criação de mensagens para grandiosas campanhas bem como na comunicação com os clientes, que são os principais ativadores das ideias, afinal a aprovação do cliente é um dos principais processos na hora de criar, executar e colocar uma campanha no ar”. Olavo também falou sobre como grandes vozes da mídia utilizam a publicidade de grandes marcas para a ascensão e vice-versa.

Além de ter concluído a graduação no UniToledo, ele considera que continua como aluno da instituição, já que está na etapa final do curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação e sempre buscou participar de palestras e eventos promovidos pelo centro universitário. Desde o primeiro semestre ele atua na área, por meio da agência experimental do curso Beta. Olavo teve experiências como estágio e atuou por quatro anos e meio como gestor de projetos e atendimento publicitário na DLS/Comunicação.

“O conteúdo mais valioso que podemos levar para os novos alunos será o contato com a experiência. Afinal, em vários momentos do curso eles terão que saber lidar com clientes reais tanto no projeto experimental do TCC quanto no trabalho de conclusão final e também começarão, aqueles que ainda não estão na área, a atuar no módulo de estágio no último ano.”

FOTOGRAFIA
O publicitário e fotógrafo Luiz Eduardo Maués Cunha, co-fundador da Sala 7 Fotografia, tratou da produção fotográfica como ramo do mercado publicitário. Junto com o sócio Clayton Khan (ex-alunos de Jornalismo do UniToledo e professor da instituição) ele abordou a dinâmica do segmento e a maneira como o mercado publicitário de Araçatuba e região insere a produção fotográfica em seu processo criativo, além de uma leitura de portfólio do Sala 7 Fotografia, nosso estúdio fotográfico. “

É extremamente gratificante voltar a uma sala de aula onde pude absorver o conhecimento de excelentes professores, mas agora podendo retribuir um pouco do que me transmitiram, compartilhando o conhecimento prático que adquiri desde a minha formação.” Desde que se formou, Luiz Eduardo trabalhou como planejamento publicitário em uma agência da cidade e continuou a fotografar no estúdio Sala 7, com foco na fotografia publicitária, de moda e de gastronomia. “Acredito que o bate-papo é muito frutífero no que tange a ilustração do mercado em que os atuais alunos irão atuar. Além disso, também é importante para desmistificar a ideia de que ao se formar publicitário, o único destino possível seria atuar em uma agência.”

A semana de Volta às Aulas de Publicidade e Propaganda contou também com a recepção da coordenação; gincana de recepção entre alunos, palestra para o primeiro semestre; atividade com o programa de auditório “No Tom” e , na sexta-feira (8), com uma festa à fantasia.