#Notícias Unitoledo
 
 

Acadêmica de licenciatura em História adquire vivência profissional ainda na graduação

Por Gabriela Fagundes

É ainda na faculdade que o aluno tem a oportunidade de aliar teoria à prática. Durante o período acadêmico, o conhecimento adquirido em sala de aula pode ser vivenciado profissionalmente por meio de estágios. A acadêmica Anne Carolina Rodrigues Ferreira Vasconcelos, do 6º semestre de licenciatura em História, já possui a vivência de lecionar antes mesmo de concluir o curso. Com uma oportunidade que surgiu no 4º semestre, a aluna atualmente atua na Escola Estadual José Augusto Lopes Borges, em Araçatuba.

“No 4° semestre temos a matéria de orientação de estágio, que explica o manual de estágio e a maneira que iremos iniciá-lo. O professor se encarrega de nos auxiliar e retirar todas as possíveis dúvidas, também ajuda na elaboração de planos de aula. E após a aplicação das aulas compartilhamos em sala as experiências como regente”, explica Anne Carolina.

SELEÇÃO

Segundo a aluna, conhecer a equipe gestora da instituição em que realiza o estágio, bem como o auxílio do professor da disciplina e do corpo docente do curso, contribuíram para que fosse selecionada. “Os professores são muito capacitados, oferecem além da bibliografia obrigatória que usamos no decorrer das aulas, sempre nos indicam leituras complementares, disponibilizam-se a nos ajudar desde assuntos relacionados à matéria até a elaboração de planos de aula”, comenta.

Apesar da oportunidade de conhecer o ambiente profissional por meio do estágio, a acadêmica explica que somente por meio de concurso público é possível conquistar a efetivação na área. “Mas, sem dúvidas, o curso e o estágio contribuem para isso se realizar. O estágio possibilita que tenhamos a prática, e o curso é a ferramenta que nos da a capacidade docente de poder realizar de uma melhor maneira o estágio e, futuramente, a profissão”.

Para aqueles que buscam inserção no mercado de trabalho ainda na graduação, Anne Carolina incentiva: “Pela experiência que tive até o 6° semestre, o que eu posso garantir é que toda dedicação trará bons resultados. Mantenha-se atento aos prazos da diretoria de ensino, estão sempre abrindo contrato e precisando de historiadores”.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas