#Notícias Unitoledo
 
 

Encontro Regional de Biomedicina em Araçatuba aborda temas de prevenção na saúde pública

Por Vitória Frederico

Entre os dias 29 e 31, foi realizada a semana acadêmica do curso de Biomedicina, o ERBA (Encontro Regional de Biomedicina em Araçatuba). O evento trouxe profissionais para realizar palestras e minicursos, sobre os temas: imagenologia, farmacologia (anticoncepcionais e trombose), vacinas, banco de sangue e estudo do câncer.

A Profa. Dra. Priscila Cassolla ministrou a palestra sobre a “Influência do uso de anticoncepcionais orais sobre o desenvolvimento de trombose” onde explicou os efeitos adversos que os contraceptivos orais causam com o passar dos anos agravando o quadro de coagulação sanguínea e resultando numa trombose e eventualmente uma tromboembolia.

Segundo a Dra. Priscila, muitas mulheres iniciam a utilização de um método contraceptivo oral sem orientação médica. “O problema está na escolha do tipo de contraceptivo oral, pois este é fator de risco para o desenvolvimento de trombose”, comenta Priscila.

COMPREENSÃO
O aluno Gustavo Rocha declara que a palestra foi muito importante por se tratar de uma realidade comum dos dias atuais e que tem gerado muita preocupação entre as mulheres. “Pude compreender que os anticoncepcionais orais podem retardar o processo de dissolução do coágulo formado, podendo progredir para o estabelecimento da trombose”, comenta o universitário.

A palestrante conclui dizendo que cada futuro biomédico seguirá sua área específica, mas como profissional da saúde, têm o dever de alertar a população sobre os riscos da automedicação, portanto as informações foram de grande utilidade para o cuidado preventivo na saúde pública.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas