#Notícias Unitoledo
 
 

Espaço Maker do UniToledo apresenta recursos tecnológicos que estimulam estudantes a encontrarem soluções para problemas

Por Vitória Frederico

O Centro Universitário Toledo possui um espaço especialmente voltado para a cultura maker disponível para todos os cursos da instituição. O laboratório especial foi criado este ano e já recebeu atividades das turmas de Engenharias e Arquitetura. A cultura maker vem do movimento conhecido em inglês como DIY (“do it yourself” ou, em português, “faça você mesmo”). A proposta desse modelo educacional é de que os alunos podem construir produtos e soluções para questões e problemas com suas próprias mãos.

O espaço maker localiza-se no subsolo do prédio 3 e conta com equipamentos de elétrica e eletrônica, ferramentas em geral, jogo de simulação de sistemas produtivos, software de modelagem. Entre os recursos presentes no local também está a impressora 3D Cloner DH, que já foi usada para um mini curso de modelagem e prototipação durante a Semana Acadêmica. O equipamento será utilizado também em uma atividade de “Problem Based Learning” do curso de Engenharia de Produção, em breve.

PROJETOS
Segundo o professor Sérgio Mazini, o Espaço Maker possibilita a promoção da cultura maker em diversos momentos, através de projetos integradores, projetos de pesquisa e extensão ou mesmo atividades realizadas em disciplinas individuais.

“Funciona como uma fonte de inspiração para o desenvolvimento de diversos tipos de projetos, podendo inclusive fomentar o empreendedorismo entre os alunos”, conclui Mazini.  O espaço conta também com dispositivos para acionamento de motores, arduíno para projetos de automação, 5 Kits Lego MindStorm que servem para montar diversos tipos de robôs e software de modelagem e simulação.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas