#Notícias Unitoledo
 
 

Estudante de Gastronomia é contratada para cozinha de multinacional no primeiro ano de curso

Por Rafaela Tavares

A estudante de Gastronomia Kenia Barbosa Sales, 24 anos, iniciou o curso no UniToledo no primeiro semestre de 2018. Apesar disso, ela já está contratada como auxiliar de cozinha na fábrica da Bunge, empresa multinacional de agronegócio e alimentos com unidade em Araçatuba. É seu primeiro emprego na área de sua graduação, conquistado ainda no início do curso com duração de dois anos e meio.

Kenia foi contratada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) para atuar na cozinha da Bunge no turno do almoço. “O processo foi uma breve prova com perguntas específicas sobre cozinha, e depois uma entrevista com a nutricionista da unidade”, conta. Ela foi efetivada em junho, três meses após ser admitida.

Como auxiliar de cozinha, a estudante prepara todas as saladas do almoço e, quando solicitados, é responsável pelos coffee breaks. Ela também ajuda com a louça depois do almoço. As saladas preparadas por Kenia são servidas diariamente a 200 colaboradores da fábrica, que em Araçatuba produz atomatados, temperos e molhos prontos .

ESFORÇO
“Acredito que o meu esforço e minha determinação de aprender coisas novas me fez ser efetivada. É claro, o curso também ajudou bastante.” De acordo com a estudante, as disciplinas da graduação transmitem a realidade do mercado de trabalho. “Aqui no serviço coloco em prática praticamente tudo que aprendi na faculdade até agora.”

Aos estudantes que começarem a cursar Gastronomia, ela aconselha que não desistam de onde querem chegar. Kenia acredita que é importante que os alunos não se iludam com a ideia de que vão se formar e, já no primeiro emprego, atuar como chef de cozinha.

“Não tenha vergonha de começar de um cargo mais baixo, pois essa área é muito hierárquica. E pra ser um bom chef de cozinha, tem que saber fazer tudo muito bem, desde uma louça bem lavada até a elaboração de um prato com muitas técnicas diferentes.”

Notícias Relacionadas