#Notícias Unitoledo
 
 

Estudantes de História darão aula para 210 alunos da rede estadual em Projeto Enem

Por Rafaela Tavares

Os estudantes de História do UniToledo terão uma missão nos próximos 10 finais de semana: oferecer conhecimento que possa ajudar 210 alunos da rede estadual de ensino a obterem bons resultados na prova de Ciências Humanas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Eles participarão do Projeto Enem, iniciativa feita em parceria como a diretoria estadual de ensino composta por 10 aulas sobre História Geral e do Brasil.

De acordo com a coordenadora do curso de História, Angela Liberatti, os próprios alunos do 6º semestre da licenciatura elaboraram as aulas que ministrarão. A primeira etapa do projeto foi a realização de um levantamento com base nas três últimas provas do Enem. “Tudo que montamos é baseado em dados estatísticos para verificar quais os assuntos mais pedidos e de que forma são trabalhados no exame.”

Entre os temas abordados para melhorar o desempenho dos estudantes do ensino médio na prova estão a Antiguidade, a Idade Média, a Era Moderna, as duas guerras mundiais, o neoliberalismo, o Brasil Colônia, o Império e a República.

DESENVOLVIMENTO
Angela conta que os estudantes da graduação desenvolveram as aulas e apresentaram para os professores do curso, que sugeriram correções e adaptações. As aulas serão realizadas aos sábados, a partir do próximo dia 22, com início às 14h. As atividades acontecerão no campus principal do Centro Universitário Toledo.

Segundo a professora, o projeto permitiu aos estudantes da licenciatura uma preparação para a vida profissional, já que eles desenvolveram todo o material com revisão dos assuntos já estudados e análise antecipada de temas que ainda não acompanharam. Por outro lado, as aulas apoiarão os estudantes da rede pública em suas tentativas de ingressar em uma instituição privada, por meio do ProUni (Programa Universidade Para Todos), ou em uma universidade pública, conforme escolherem. “Os alunos de história, em maior parte, vêm de escola pública, a ideia é a gente devolver um pouco para a comunidade o que a gente trabalha aqui.”

MÃO DUPLA
Conforme a dirigente regional de ensino, Sueli Aparecida da Silva Bonfietti a parceria é uma via de mão dupla. “Os alunos de história, da Unitoledo, exercerão a docência, ampliando os conhecimentos, alinhando a teoria à prática. No processo, nossos alunos terão a oportunidade de aprofundarem os conhecimentos e se prepararem para as avaliações externas, entre elas o Enem.”

A iniciativa teve como precussor um projeto piloto realizado no final de 2017, que foi um sucesso, de acordo com a coordenadora do curso. Em 2018, o Enem será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro. O exame possibilita o ingresso no ensino superior por meio de vestibulares, Sisu (Sistema de Seleção Unificada), ProUni e Fies (Financiamento Estudantil).

O UniToledo possibilita que o candidato a uma vaga nos cursos utilize a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) realizado entre 2010 e 2017 como forma de ingresso. As vagas serão disputadas pelos inscritos da modalidade conforme a pontuação de cada um. A instituição também participa de programas de bolsas de estudo e financiamento estudantil que levam os resultados do exame como critério, como o Fies e o Prouni.

Notícias Relacionadas