#Notícias Unitoledo
 
 

Estudantes e ex-alunos de Publicidade e Propaganda conheceram tendências do mercado no Fest’Up

Por Rafaela Tavares

Estudantes e ex-alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do UniToledo tiveram um dia de imersão nas tendências do mercado atual da área de Comunicação. Eles participaram do Fest’Up 2018 (Festival Universitário de Publicidade), um dos mais importantes voltados para os acadêmicos do segmento. Com a temática de “Tendências”, o evento foi realizado no sábado (29), na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), em São Paulo.

Segundo a coordenadora dos cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo do UniToledo, Melissa Carolina de Moura, o tema ajuda a preparar os estudantes para o mercado, uma vez que contempla assuntos atuais e que inspiram o processo de criação e planejamento publicitário. “A importância em participarem de eventos como este é a integração entre os colegas e futuros publicitários, o contato com os profissionais do mercado das grandes agências de propaganda e as tendências de como fazer propaganda para atingir o público da contemporaneidade.”

Melissa, que acompanhou os alunos na viagem, adianta que o contato com as novidades do mercado também deve ser aplicado nas próprias aulas. “Sempre é uma experiência de aprendizado para inovar nos cases apresentados em aula e também os contatos realizados para trazer oportunidades para nossos alunos.”

OPORTUNIDADES
O estudante do 8º semestre de Publicidade Propaganda Leonardo Matheus da Silva Chessa, 21, participou do Fest’Up pela segunda vez. A primeira experiência com o evento foi em 2015. Ele acredita que as palestras que mais acrescentaram à sua formação foram as que trataram de novas oportunidades do mercado e atualidades. O estudante relata que alguns participantes contaram sua trajetória profissional, o que gera estímulo para o público. “Ter esse contato com as novas tendências acrescenta e muito na minha formação profissional e na vida pessoal, pois são temas da atualidade que não buscamos aprender ou nos informar no dia-a-dia, e o Fest’Up nos proporciona essas informações.”

No evento, os alunos tiveram a possibilidade de optar por uma de três programações de palestrar diferentes, cada uma representada por uma cor. Leonardo conta que participou dos bate-papos da sala azul e teve um interesse especial pelos cases apresentados pelos palestrantes Marcelo Tripoli, Rafael Ziggy, Ana Cortat e Kennedys. “O que eu trago de aprendizado é que não devemos deixar tudo entrar por um ouvido e sair por outro, mas sim absorver o máximo e colocar em prática, nos inspirar através do que vemos no evento e sempre fazer contatos!”

HISTÓRIAS
Já a estudante do 2º semestre de Publicidade e Propaganda, Aliandra Martinez Domingos, 18, esteve pela primeira vez no Fest’Up este ano. “Foi uma ótima experiência, principalmente para o meu primeiro ano do curso.” A aluna optou pelas palestras do auditório vermelho e assistiu a todas, o que inclui contato com os profissionais Diego Oliveira, o Alvaro Leopoldo, a Tatiana Oliva, o Renan Quevedo, a Beia Carvalho, a Thabata Guerra, o Paulo Queiroz e a Nivia Galedo. “Eu me interessei muito pela palestra da Thabata Guerra, sobre o music business, pois é uma área que me atrai bastante. Também gostei muito da palestra do Renan Quevedo, das viagens que ele realiza pelo Brasil conhecendo a Arte Popular Brasileira, as experiências que ele adquiriu com esse trabalho. Foi muito inspirador.”

Aliandra acredita que conhecer novas pessoas e suas histórias foi o maior aprendizado que o evento lhe ofereceu. “É sempre muito bom participar de palestras assim, pois você sai um pouco do seu cotidiano e vivencia novas coisas. Foi incrível, e com certeza é algo que vou levar pra toda a minha vida.”

Notícias Relacionadas