#Notícias Unitoledo
 
 

Estudantes já podem responder a Pesquisa Institucional Discente e gerar novas melhorias para o UniToledo

Por Rafaela Tavares

Estudantes do UniToledo têm uma ferramenta importante para que seus pedidos em relação a mudanças na estrutura e em serviços da instituição sejam atendidos: a Pesquisa Institucional Discente. Já é possível responder questões da edição deste ano ao acessar o portal acadêmico. Ao todo, são 41 perguntas divididas entre gerais, sobre o curso e sobre as disciplinas. Elas são acompanhadas por campos nos quais o discente pode fazer comentários por escrito.

A coordenadora da CPA (Comissão Própria de Avaliação), Cristiane Nakaue conta que várias das reformas prediais e reformulações no atendimento do UniToledo realizadas recentemente se originaram das solicitações dos alunos durante a avaliação. Entre elas estão a adoção de recursos voltados para a acessibilidade, a integração dos sistemas da biblioteca e a implantação do acervo digital de livros. Desde 2015, 43 pedidos dos estudantes foram atendidos pela instituição por meio da pesquisa desenvolvida pela comissão.

Cristiane esclarece que o sigilo das críticas apresentadas pelo discente é sempre preservado. O aluno ou a aluna está livre fazer reclamações, sugestões ou elogios. Toda a contribuição por meio dos comentários é importante, pois ajuda na efetivação da ações concretas. “Com os elogios, identificamos potencialidades, procurando aprimorar o que já é bom e as críticas servem para fazermos uma análise e também procurar melhorar.”

INCENTIVO
Quem responder todo o formulário da Pesquisa Institucional Discente recebe 10 horas de atividades complementares ao terminar o envio. “Quanto maior a participação dos alunos, mais legitimidade garantimos ao processo, porque temos a maioria envolvida. Por isso incentivamos a participação do aluno”, afirma a coordenadora da CPA.

De acordo com Cristiane, a nota máxima que o UniToledo recebeu na avaliação do MEC em partes se deve à participação dos estudantes na pesquisa. “Eles nos apontam questões para as quais a instituição deva olhar e as utilizamos nos processos de gestão e planejamento institucional”.

A Pesquisa Institucional Discente deste ano ficará disponível até 30 de novembro. Confira as solicitações de alunos atendidas por meio da avaliação em outros períodos:
Você pediu na avaliação institucional, nós fizemos: descubra quais melhorias físicas e em serviços foram feitas no UniToledo a partir de Pesquisa Discente em 2015
Confira quais solicitações apresentadas durante Pesquisa Institucional Discente trouxeram melhorias concretas em 2016
Respostas à Pesquisa Institucional Discente geraram avanços: saiba quais foram as ações efetuadas em 2017
CPA divulga atendimentos às solicitações dos alunos por meio da Pesquisa Institucional em 2018

Notícias Relacionadas