#Notícias Unitoledo
 
 

Ex-aluna de jornalismo do UniToledo lança primeiro livro, que aborda o transtorno bipolar

Por Vitória Frederico

A ex-aluna Eliane Pessoa, 35, formou-se em jornalismo no UniToledo no ano de 2005 e hoje é escritora. Seu primeiro livro, intitulado “Bipolar, em pessoa”, surgiu com o objetivo de contar a sua história de um modo que ainda não havia sido feito por outros escritores. Eliane diz que a ideia era fazer algo completo, mas utilizando uma linguagem simples para que pudesse interessar desde o público leigo no assunto até portadores da doença e estudantes da área da saúde.

“O curso de jornalismo foi muito importante, pois deu a base para fazer a pesquisa, qual tipo de linguagem usar para o público. Foi o alicerce”, conta a escritora. O livro conta com explicações acadêmicas de Doutores em Psiquiatria, a história do transtorno bipolar, suas definições, classificações e tratamentos. Por fim, é mostrado o outro lado, como é conviver com a doença. A sessão do livro intitulada como “Roda de prosa”, conta com vários depoimentos de portadores e cuidadores.

TABU
Eliane é portadora de transtorno bipolar, e diz que no conceito social, falar sobre doenças psicológicas ainda é um tabu. Além da banalização da doença pela falta do conhecimento.
Na capa do livro encontra-se a obra “A Noite estrelada” de Van Gogh, de 1889. De acordo com Eliane, a pintura é uma grande referência, pois o artista foi diagnosticado como portador do transtorno.

O dia 30 de março é considerado o Dia Mundial do Transtorno Bipolar por ser o aniversário do pintor, nascido em 1853 na cidade holandesa de Zundert. Van Gogh faleceu em 29 de julho de 1890, na comuna francesa de Auvers-sur-Oisea, aos 37 anos, devido a uma infecção não tratada por ferimento de bala.

A escritora acredita que para quem sofre de transtorno bipolar é essencial tomar a medicação corretamente, fazer psicoterapia e exercícios físicos. “O mais importante é dar segmento no tratamento e não desistir, por mais demorado que seja”, conclui Eliane.

Edição: Rafaela Tavares

Notícias Relacionadas