#Notícias Unitoledo
 
 

Ex-aluno de Engenharia de Produção aplica conhecimento adquirido no curso em negócio próprio

Rafaela Tavares

Concluir curso superior pode oferecer ferramentas para o graduando ingressar e se consolidar no mercado de trabalho. Porém, a graduação permite também construir a base para quem deseja investir no próprio negócio. Os planos pessoais do ex-aluno de Engenharia de Produção do UniToledo, Vinicius Ferreira Silva, 29 anos, sempre tiveram como objetivo o empreendedorismo. Hoje ele é fraqueado de uma loja da rede My Cookies localizada em um centro de compras com grande fluxo de pessoas em Araçatuba.

Ele acredita que a graduação contribuiu para a abertura do próprio negócio – a formação incluiu o preparo para realizar análise de investimento, gestão de estoque, planejamento e desenvolvimento. “Os professores conseguem contribuir com os aluno, a partir do momento em que nos saem do modelo padrão de aulas e oferecem algo não convencional, prático, dinâmico, que tira o aluno da zona de conforto e o faz enxergar de maneira mais ampla as diversas situações problemas no seu cotidiano”, conta.

DESAFIO
Silva superou o desafio de conseguir traduzir os ensinamentos teóricos em prática, o que considerava a principal dificuldade. “A realidade é muito complexa e exige sabedoria pra conquista de bons resultados. Mas com o tempo e dedicação essa dificuldade passa a se tornar solução, é só criar um roteiro e segui-lo.”

Silva atuou por quase nove anos em uma indústria mecânica em Araçatuba. Ele atuou em processos, planejamento, qualidade, produção, o que acredita ter ajudado, juntamente com a graduação, a consolidar seu perfil profissional. Em 2018, logo após se formar em Engenharia de Produção, o egresso foi estudar no exterior. “Isso tudo fez com que eu rompesse qualquer barreira do medo ou risco, empreendendo em algo inovador em Araçatuba.”

CONQUISTA
Para ele, a maior conquista de sua trajetória após o curso superior foi empreender, o que Silva acredita ter alcançado com determinação, esforço e mente equilibrada. “Sempre tive grande paixão pela indústria, mas meu propósito maior sempre foi ter algo próprio. Hoje posso dizer que atuo exatamente da forma que eu gostaria.”

O ex-aluno acredita que o curso de Engenharia de Produção é uma grande escolha, capaz de formar um profissional apto para resolver problemas complexos no mercado nacional. “Para quem pensa em ingressar na área, tenha muita força de vontade e não desista do seu propósito. Aliás tenha um propósito antes de qualquer coisa.”

Notícias Relacionadas